Logo O POVO+
Diante do frágil ataque da Chape, Ceará tentará pela primeira vez não ser vazado fora de casa
Esportes

Diante do frágil ataque da Chape, Ceará tentará pela primeira vez não ser vazado fora de casa

Chapecoense tem o segundo pior ataque como mandante. Alvinegro é o único time no Brasileirão que foi vazado em todos os jogos fora de casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Goleiro Diogo Silva é última barreira defensiva do Ceará
 (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Goleiro Diogo Silva é última barreira defensiva do Ceará

O Ceará é a única equipe do Campeonato Brasileiro que sofreu gols em todas as partidas fora de casa. A partida contra a Chapecoense-SC, porém é grande oportunidade de quebrar a escrita. Além de ter o segundo pior ataque do Brasileirão como mandante, com 12 gols, o adversário passou em branco atuando em casa seis vezes. O jogo será no domingo, às 18 horas, na Arena Condá.

Já são dois jogos consecutivos em que o Verdão do Oeste não marca como mandante, em derrotas contra Grêmio-RS (1 a 0) e São Paulo (3 a 0). Além disso, a campanha da Chape em casa só não é pior que a do lanterna Avaí-SC. São duas vitórias, cinco empates e nove derrotas. Para piorar, a defesa da Chape como mandante é a pior do Brasileirão, com 22 gols sofridos.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

 

Para sair pela primeira vez "ileso" de um jogo como visitante, o Ceará tem de definir qual será sua estratégia para a partida. Tendo em vista a necessidade da vitória — fundamental na luta contra o rebaixamento — o Alvinegro pode tender a partir para o ataque, deixando mais espaços no setor defensivo. O técnico Adílson Batista, porém, costuma preferir montar a equipe com mais força na marcação.

Das três partidas em que não sofreu gols sob o comando de Adílson, o Vovô atuou com a formação de três volantes no meio de campo em duas, contra Internacional-RS e Fluminense-RJ. A exceção foi diante do Avaí-SC, a equipe com mais limitações técnicas da competição, quando o Ceará jogou com apenas dois volantes.

Adílson apostou em formação com três homens de contenção em sete dos dez jogos em que comandou o Vovô na Série A. Contudo, com a lesão na coxa esquerda de William Oliveira, que pode ficar de fora do time por mais rodadas, as opções para a volância ficam reduzidas.

Ricardinho, Fabinho, Pedro Ken e Auremir (em apenas 93 minutos) são os volantes disponíveis que já foram testados por Adílson. Fernando Sobral, outra peça para a posição, ainda não foi aproveitado pelo comandante. O zagueiro Valdo também pode ser improvisado na função.

Com isso, novas disposições táticas podem ser cogitadas, como a formação com três zagueiros, utilizada no primeiro tempo do Clássico-Rei, ou o esquema com dois volantes e três homens ofensivos no meio de campo.

Ter uma semana inteira para encontrar a melhor fórmula para derrotar a Chape é fator importante. O atacante Bergson, que volta de suspensão, em entrevista coletiva concedida à imprensa ontem, comentou sobre o tempo razoável para treinamentos.

"Temos que fazer um jogo como fizemos outros fora de casa. Respeitando o adversário, mas nos impondo, pois assim conseguimos bons resultados fora de casa. Tendo essa mentalidade, esse espírito, temos tudo para trazermos um bom resultado", disse.

Na Prancheta discute o Clássico-Rei do segundo turno do Brasileirão

 

 

DM

Do elenco que vem jogando, dois jogadores do Ceará estão atualmente no departamento médico do clube: o meia-atacante Felipe Baxola e o volante William Oliveira

 

O que você achou desse conteúdo?