A última data Fifa do ano coloca frente a frente as duas seleções de maior peso no futebol sul-americano. Brasil e Argentina se enfrentam hoje, às 14 horas (de Fortaleza), no estádio universitário rei Saud, em Riad, Arábia Saudita. O último encontro entre as equipes foi válido pela semifinal da Copa América deste ano, quando a seleção verde-e-amarela derrotou os rivais, por 2 a 0, com gols de Gabriel Jesus e Roberto Firmino.
Desde o título da Copa América, porém, a seleção brasileira não voltou a vencer. Foram quatro partidas, uma derrota, três empates.
Tentando se reencontrar em campo nos próximos amistosos, contra Argentina e Coreia do Sul, o técnico Tite não poderá contar com jogadores de times brasileiros em disputas decisivas na Série A. Por isso, o cearense Éverton "Cebolinha" e jogadores do Flamengo ficaram de fora da lista. Além disso, nas últimas semanas, o treinador teve de cortar o goleiro Ederson (Manchester City) e o atacante David Neres (Ajax), ambos lesionados. Para substituí-los, foram chamados, respectivamente, Santos (Athletico-PR) e Wesley Moraes (Aston Villa).
Diante da Argentina, Tite deve manter a base do time campeão sul-americano. Já para o confronto contra a Coreia do Sul, na terça-feira, 19, o intuito de Tite é colocar em campo escalação alternativa, de forma a observar o desempenho de jogadores que costumam ter poucos minutos.
Pelo lado argentino, o retrospecto recente é positivo. Em quatro jogos, são duas vitórias e dois empates. Nos últimos compromissos, o craque Lionel Messi não foi convocado e retorna contra a seleção brasileira. Com todos seus principais jogadores entre os convocados, o técnico Lionel Scaloni não tem desfalques para esta Data Fifa. Após o Superclássico, os hermanos encaram ainda o Uruguai, na segunda-feira, 18, encerrando a lista de amistosos do ano.
Amistoso
Brasil: 4-3-3: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Coutinho; Willian, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Téc: Tite
Argentina: 4-3-3: Andrada; Foyth, Otamendi, Kannemann e Tagliafico; Paredes, De Paul, Lo Celso (Acuña); Lautaro Martínez (Alario); Messi e Agüero. Téc: Adílson Batista.
Local: Estádio universitário rei Saud, em Riad, Arábia Saudita
Data: 15/11/2019
Horário: 14 horas (Horário de Brasília)
Árbitro: Matthew Conger (NZL)
Assistentes: James Rule (NZL) e Tevita Makasini (TON)