Logo O POVO+
Ceará lidera três critérios de desempate contra principais concorrentes contra rebaixamento
Esportes

Ceará lidera três critérios de desempate contra principais concorrentes contra rebaixamento

Alvinegro tem melhor saldo de gols e menos cartões amarelos e vermelhos que Cruzeiro, Fluminense e Botafogo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceará, do técnico Adílson Batista, pode precisar da vantagem extra dos critérios (Foto: Julio Caesar)
Foto: Julio Caesar Ceará, do técnico Adílson Batista, pode precisar da vantagem extra dos critérios

Restando cinco partidas para o fim do Campeonato Brasileiro 2019, quatro equipes são as principais candidatas a lutar contra o descenso. Fluminense-RJ, com 35 pontos, abre o Z-4, enquanto Cruzeiro-MG, Ceará e Botafogo-RJ, com 36, são as primeiras equipes fora da zona. CSA-AL (29 pontos) e Chapecoense (25 pontos) possuem chances remotas de escapar da degola, enquanto Avaí-SC está matematicamente rebaixado. Por outro lado, Atlético-MG (41 pontos), Fortaleza (42 pontos) e Goiás (43 pontos) têm chances pequenas de descer de divisão.

Caso algum time acabe o torneio com a mesma pontuação, os critérios de desempate devem ser utilizados. Eles são sete, em ordem de relevância: número de vitórias, saldo de gols, gols pró, confronto direto, cartões vermelhos, cartões amarelos e, por fim, sorteio.

O Alvinegro de Porangabuçu leva vantagem em relação aos principais adversários por ter melhor saldo de gols e número menor tanto de cartões vermelhos, quanto de amarelos.

O Vovô tem saldo -1, mais alto que os de Cruzeiro (-10), Fluminense (-11) e Botafogo (-13). O Ceará também é o mais disciplinado dos quatro. Em cartões vermelhos, enquanto Fluminense tem oito, Cruzeiro, cinco; e Botafogo, três; o Vovô é o único sem expulsos no Brasileirão 2019. Já em amarelos, o Fogo levou 83; o Cruzeiro, 79; o Fluminense 75 e o Ceará apenas 70.

No número de vitórias, principal parâmetro de classificação após a pontuação, o Botafogo leva vantagem, com 11. O Vovô vem logo atrás, com dez. Fluminense e nove e Cruzeiro, sete.

Já em gols a favor, o Flu é o melhor entre os quatro, com 33 tentos anotados. Ceará, com 32, Botafogo, com 28, e Cruzeiro, com 26, ficam atrás.

Nos confrontos diretos, o Alvinegro supera o Fluminense, pois empatou por 1 a 1 no primeiro turno e venceu por 2 a 0 no segundo. Contra o Cruzeiro, porém, há desvantagem. O Vovô perdeu por 1 a 0 na "ida" do torneio e empatou em 0 a 0 na "volta". Diante do Botafogo, a partida do primeiro turno foi 0 a 0, restando o confronto da última rodada do Brasileirão para definir.

Ricardinho, meio-campista do Ceará, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, comentou sobre a vantagem no saldo de gols em relação aos adversários direto na luta contra o rebaixamento.

"Tu vê que pelo saldo não condiz com a posição que nós estamos. É lógico que não é determinante, mas não tem merecimento no futebol. Mas é importante, sim, esses detalhes no final, poder fazer a diferença, com maior número de vitórias ou por um saldo. Mas lógico que isso acaba sendo consequência do que a gente vem apresentando, de jogo, de conquista, de vitórias, de tomar poucos gols", ressaltou.

(Foto: )

 

O que você achou desse conteúdo?