Logo O POVO+
O crescimento de Juninho após "pular o muro" do Ceará para o Fortaleza
Esportes

O crescimento de Juninho após "pular o muro" do Ceará para o Fortaleza

Bons números e titularidade mostram que volante se deu bem ao trocar de clube na temporada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Preterido no Ceará, Juninho virou destaque no Fortaleza  (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)
Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC Preterido no Ceará, Juninho virou destaque no Fortaleza

Logo que a primeira rodada da Série A do Brasileiro passou, o Fortaleza decidiu contratar Juninho, volante que acabara de deixar o Ceará, bastante desgastado com a torcida alvinegra.

Ele foi o primeiro jogador a constar na lista de cinco reforços possíveis oriundos de outros clubes da Série A e isso, por si só, já gerou certa desconfiança — muito por conta das críticas sofridas enquanto atuava no clube rival.

O respaldo do volante, porém, era com Rogério Ceni. Em muitas coletivas, o técnico do Leão havia elogiado o então atleta alvinegro e logo após a partida de estreia do Fortaleza no Brasileiro, contra o Palmeiras-SP, o comandante tricolor deixou claro que aprovava a vinda do jogador.

"Juninho é um atleta interessante, mas aí depende da direção e também se ele está livre ou não. É um nome que agrada porque tem uma boa saída de bola, cobra bem falta e faz bem a virada de jogo, além der ter atuado muito bem contra nós (Fortaleza)", disse Ceni, à época.

Juninho estava livre, sim. Um dia antes, ele acertou rescisão com o Ceará. O convite do Fortaleza não foi surpresa. Na apresentação, o diretor de futebol do Tricolor, Daniel de Paula Pessoa, revelou que houve até mesmo conversa entre os presidentes dos dois clubes antes da transferência. Portanto, ao deixar Porangabuçu, o volante já tinha o Pici como destino.

O namoro tinha começado antes mesmo do fim do Estadual, quando o amigo particular de Juninho e sócio-torcedor do Fortaleza, Tales Braga, ouviu do atleta — já muito criticado no Ceará — que gostaria de uma chance no Fortaleza. O recado foi passado ao departamento de futebol, que avaliou bastante o nome internamente e depois, de forma amigável, buscou a contratação.

A troca de clube fez bem a Juninho. Ele é titular absoluto no Fortaleza, tendo atuado em 28 de 33 partidas, sendo 26 delas como titular. Foi substituído apenas uma vez e já marcou três gols, tendo dado assistência para outros cinco (segundo o site de estatística Sofascore).

Em uma das premiações mais tradicionais do Brasil, a Bola de Prata, oferecida pela ESPN Brasil, o jogador concorre ao prêmio como melhor segundo volante, estando entre os cinco mais bem avaliados pelos organizadores.

A atuação mais recente, na partida entre Fortaleza e CSA-AL, chamou bastante atenção. Além de um gol de falta em que a bola foi no ângulo superior esquerdo do goleiro adversário, Juninho levantou uma bola na medida para Paulão desviar e marcar. Na arquibancada e nas redes sociais, o reconhecimento foi imediato.

À vontade no Leão, Juninho demonstrou personalidade ao bater o pênalti para o Fortaleza no Clássico-Rei e cobrar a penalidade que daria o empate ao Tricolor frente ao Atlético-MG, fora de casa, mesmo depois de ter feito um gol contra. Converteu ambos.

O contrato dele tem renovação automática com o Fortaleza no fim do ano, por mais uma temporada.

À parte

O zagueiro Jackson treinou de forma isolada na reapresentação do Fortaleza, ontem. Em outro campo do CT Ribamar Bezerra, fez atividades leves. Ele se recupera lesão na coxa direita

 

O que você achou desse conteúdo?