Um final de semana especial para o torcedor do Flamengo. No sábado, comemorou o título da Copa Libertadores da América com uma vitória incrível sobre o River Plate, da Argentina, na decisão disputada em jogo único no Peru. Neste domingo, o Rubro-Negro garantiu o título brasileiro sem entrar em campo enquanto seus torcedores faziam impressionante festa nas ruas do Rio de Janeiro já com os jogadores em desfile pela cidade.
A conquista nacional foi garantida com o tropeço do Palmeiras contra o Grêmio, no Allianz Parque. O Flamengo permanece com 81 pontos contra 68 do Santos e do Palmeiras, com quatro rodadas para o fim.
Com os dois títulos, o Flamengo iguala um feito da era do Santos de Pelé. O Peixe foi bicampeão da Libertadores em 1962 e 1963, tendo sito o único clube que levou, no mesmo ano, o Campeonato Brasileiro (naquela época, o torneio nacional era chamado de Taça Brasil).
LEIA MAIS: Brigas entre torcedores e policias também marcam comemoração do Flamengo
Não só isso aconteceu: o time paulista também faturou os dois Mundiais de Clubes nos mesmos anos. O Flamengo tentará ser o maior do mundo a partir de 17 de dezembro, na competição que acontece no Catar.
Para conseguir mais uma taça relevante, a dupla de ataque Bruno Henrique e Gabriel será fundamental. Quando chegou à Gávea, no meio do ano, Jorge Jesus mudou a maneira de jogar do Flamengo. O sistema tático com três atacantes, onipresente no futebol brasileiro, foi trocado por um esquema menos rígido, em que os ex-santistas têm liberdade para circular por todas as partes do ataque. O resultado não poderia ser melhor: enquanto Gabigol será artilheiro do Campeonato Brasileiro mais uma vez, Bruno Henrique tem feito gols como nunca antes em sua carreira e só fica atrás do parceiro na lista de goleadores da competição.
"O Bruno Henrique é um jogador completo. Tem muito talento e tem uma coisa importante para um grande jogador: é muito humilde, trabalha para o time. A maior parte dos atacantes só gosta de jogar com a bola. E o Bruno não é assim", comentou um encantado Jesus. "O Gabigol é um jogador que é muito inteligente, sabe os momentos certos para a procura do espaço para finalização. É um jogador que arrisca muito o jogo dele, tem velocidade", declarou o treinador.
Os 37 gols marcados por Gabigol e Bruno Henrique no Brasileirão (21 do primeiro e 16 do segundo) já fazem dessa dupla a recordista de tentos em uma edição do torneio na era dos pontos corridos com 20 clubes, iniciada em 2006.
Agora que o título nacional já está garantido, a massa rubro-negra certamente espera poder exibir esse cartaz também em 2020. Isso porque Gabigol é jogador da Internazionale, da Itália, e o Flamengo precisa adquirir seus direitos econômicos para contar com o atacante no ano que vem. (das agências)