Logo O POVO+
Entre viver e sonhar, Fortaleza recebe o Santos com chance de se garantir na Série A 2020
Esportes

Entre viver e sonhar, Fortaleza recebe o Santos com chance de se garantir na Série A 2020

Com a possibilidade real de confirmar a permanência em caso de vitória, Tricolor encara o vice-líder no Castelão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bruno Melo já tem 25 gols com a camisa do Leão  (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Bruno Melo já tem 25 gols com a camisa do Leão

Cumprir com a obrigação no Brasileirão de pontos corridos é algo diferente para cada time. Dependendo do nível de investimento, pode significar disputa para levantar a taça, para cravar uma vaga na Copa Libertadores, na Sul-Americana ou apenas permanecer na elite. Às equipes nordestinas, a missão principal costuma ser esta última. E o Fortaleza está muito perto de cumpri-la no jogo de hoje, contra o Santos-SP, no Castelão, às 20 horas.

Desde que o Leão conquistou o acesso, no ano passado, já era consenso que 2019 não seria fácil. A primeira divisão é um microcosmo do futebol: a diferença de cotas televisivas e de orçamentos cria uma "periferia" de times que ficam para trás no desnível financeiro. O Fortaleza é um deles, lutando na parte de baixo da tabela para garantir a permanência. Mas a organização tática, o apoio da torcida e a diversificação de renda foram elementos que levaram o time a chegar à 35ª rodada sonhando em garantir, por antecedência, mais um ano na elite.

Não há, porém, nada ganho. O torcedor tem o direito de se empolgar, sonhar com voos maiores. Aos jogadores, comissão técnica e dirigentes, deve restar a calma, o pensamento "jogo a jogo" — nada está definido e de que o campeonato é longo.

Dentro de campo, o técnico Rogério Ceni deve ter o time quase completo. Carlinhos levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso, mas Bruno Melo, que jogou na zaga na última rodada, entra na vaga. Por outro lado, o zagueiro Jackson pode reforçar a defesa.

Mesmo na vice-liderança e com vaga já garantida na fase de grupos da Libertadores, o Santos-SP ainda tem objetivos. Avistando de longe o já campeão antecipado Flamengo, o Alvinegro quer garantir a vice-liderança, terminando acima do rival Palmeiras-SP.

Vendo seu time jogar um futebol ofensivo, de troca de passes e inversão de posições, o torcedor do Peixe também sonha com uma permanência: a do técnico Jorge Sampaoli. Para o confronto, o argentino não terá o zagueiro Gustavo Henrique e o atacante Marinho, suspensos. Luan Peres e Tailson são os mais cotados para a vaga.

Para se garantir na Série A 2020, o Fortaleza terá de contar com um resultado paralelo. O Leão abriu a rodada na 12ª colocação, com 43 pontos, e chega aos 46 em caso de vitória. O primeiro time da zona de rebaixamento é o Cruzeiro-MG, com 36, que enfrenta o CSA-AL no Mineirão, hoje, às 21h30min. Caso a Raposa não vença e o Leão derrote o Santos, o torcedor tricolor já pode comemorar o "fico".

Depois de conquistar o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste no primeiro semestre, o ano do Fortaleza só poderia ficar melhor com uma boa campanha na Série A. Por enquanto, o objetivo está sendo alcançado e ainda pode ser consolidado com uma possível vaga na Copa Sul-Americana, inédita na história do Leão.

Viver e sonhar são coisas distintas, mas há dois anos, talvez nem o mais otimista torcedor do Fortaleza pensaria num biênio como este. A permanência na Série A pode coroar novos ídolos, que já não são os mesmos do passado, pregar lembranças boas na parede da memória e constar que, sim, o novo sempre vem.

Futcast fala sobre a violência no último Clássico-Rei

Listen to "#79 - Violência no Clássico-Rei: o que deu errado e a possibilidade de torcida única" on Spreaker.

Na Prancheta discute virtudes do Fortaleza na Série A

 

Queda

Com a derrota por 1 a 0 ontem, em casa, para o Botafogo-RJ, a Chapecoense-SC é a segunda equipe matematica-mente rebaixada deste Brasileirão. A primeira foi o Avaí-SC

Ficha técnica

Fortaleza: 4-2-4: Felipe Alves; Gabriel Dias (Tinga), Quintero, Paulão (Jackson), Bruno Melo; Felipe, Juninho; Romarinho, André Luís, Wellington Paulista e Osvaldo. Técnico: Rogério Ceni

Santos: 4-3-3: Éverson; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres (Luiz Felipe) e Felipe Jonatan; Alison, Carlos Sánchez e Evandro; Tailson (Derlis González), Eduardo Sasha e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli

Data: 28/11/2019

Hora: 20 horas

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE

Árbitro: Diego Pombo Lopez/BA

Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

Transmissão: Rádio O POVO CBN e Premiere

O que você achou desse conteúdo?