Logo O POVO+
Campanha histórica do Fortaleza conta com protagonismo de três crias da base tricolor
Esportes

Campanha histórica do Fortaleza conta com protagonismo de três crias da base tricolor

Peças importantes do atual elenco tricolor têm o DNA do Pici e hoje oferecem ao clube que os formou um retorno técnico importante para a disputa de uma Série A do Brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bruno Melo é cria das categorias de base do Fortaleza  (Foto: Luan Erick /Fortaleza EC)
Foto: Luan Erick /Fortaleza EC Bruno Melo é cria das categorias de base do Fortaleza

A campanha histórica do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro tem presença marcante de DNA cearense. Do time considerado titular no Tricolor, três nasceram no Estado.

Esse número só não é maior porque o lateral-esquerdo Bruno Melo só começou a ter oportunidades no Brasileiro a partir do segundo semestre, porém, nos últimos dois meses, ele vem integrando o time de saída constantemente.

Além de ter nascido no Estado, Bruno Melo integra outra lista local determinante para o Leão. Ele, assim como Osvaldo e Edinho, é do time de jogadores formados no Fortaleza e que hoje são essenciais para o sucesso do Tricolor no Brasileirão.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

Os dois velocistas são peças fundamentais no esquema tático de Ceni, que usa dois atacantes abertos e dois por dentro. Osvaldo, que costuma atuar pela esquerda, vive seu melhor momento na competição, tendo balançado as redes adversárias nas últimas três partidas e sendo o atual vice-artilheiro do Leão na elite, com seis gols.

Edinho, que havia perdido espaço para André Luís, parece ter recuperado a titularidade. É um dos principais puxadores de contra-ataque — assim como fez no segundo gol diante do Goiás, servindo Osvaldo na sequência.

As três crias do Fortaleza são também as três peças do elenco com mais gols marcados pelo Tricolor. Edinho tem 25, Osvaldo, 24 e Bruno Melo, 21.

O lateral-esquerdo tem ainda a característica de aparecer em momentos decisivos. Ele deixou a marca no jogo de acesso para a Série B do Brasileiro, em 2017 (Tupi 0x2 Fortaleza), na partida que garantiu o acesso à Série A, em 2018 (Atlético-GO 1x2 Fortaleza) e no duelo que selou a classificação do Leão para a Copa Sul-Americana (Goiás 1x2 Fortaleza, no domingo).

Dos três, dois possuem contratos longos e devem continuar no Tricolor para as próximas temporadas. Osvaldo tem vínculo até o fim de 2020 e Bruno Melo até o fim de 2021. Já Edinho veio emprestado do Atlético-MG e, ao fim da temporada, volta a integrar o elenco do Galo — salvo em caso de nova negociação entre as duas diretorias.

O outro cearense presente no atual time do Fortaleza, mas que não foi formado no Pici, é Felipe. Volante titular, ele está na equipe desde 2015, após ter se destacado no Campeonato Cearense pelo Maranguape.

LEIA TAMBÉM | Gol de Bruno Melo contra o Goiás é uma especialidade; Confira detalhamento sobre os gols do lateral

Confira a episódio novo de Futcast

Listen to "#80 - Queda de Adílson / Perfil de Argel / Fortaleza na Sula" on Spreaker.

Na Prancheta discute virtudes do Fortaleza na Série A

O que você achou desse conteúdo?