Logo O POVO+
Sul-Americana, renovação da estrutura do clube e fator coração são trunfos do Fortaleza para manter Ceni
Esportes

Sul-Americana, renovação da estrutura do clube e fator coração são trunfos do Fortaleza para manter Ceni

Diretoria pode aproveitar inclinação à permanência para tentar êxito na renovação com o técnico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Com permanência de Rogério Ceni, agora o Leão pensa o time de 2020  (Foto: Julio Caesar)
Foto: Julio Caesar Com permanência de Rogério Ceni, agora o Leão pensa o time de 2020

De hoje até domingo a diretoria do Fortaleza vai formalizar proposta de renovação ao técnico Rogério Ceni. A resposta, dessa vez, promete ser dada em uma semana, evitando que o assunto vire novela e dando tempo hábil ao clube de buscar um outro treinador caso o ex-goleiro decida encerrar de vez o ciclo no Pici.

A permanência de Ceni é unanimidade entre dirigentes e torcedores do Fortaleza. Valorizado pelas conquistas deste ano, no entanto, o técnico deverá receber propostas de outras equipes. Procurado pelo O POVO, o presidente do Tricolor, Marcelo Paz, disse preferir não falar sobre a negociação no momento.

Ao ouvir outras pessoas ligadas ao clube, no entanto, é possível afirmar que a expectativa de renovação é positiva, especialmente pelas declarações recentes de Ceni. Segundo ele, o coração manda ficar. O entendimento é que dessa vez não será necessário convencer o treinador a permanecer, pois para ele só faltaria conhecer o projeto para 2020.

Dentre as competições, duas poderiam ser atrativo a mais para o técnico. Inédita, a presença na Copa Sul-Americana trará uma nova receita para o Fortaleza — em dólar — e apresenta-se como bom desafio para Rogério Ceni, que entregou todas as metas propostas pela diretoria nesta temporada.

Ele também teria o sonho de conquistar uma competição que falta no currículo: a Copa do Brasil. Com o título do Athletico-PR em 2019, time que tem folha salarial de R$ 2,7 milhões, segundo a imprensa paranaense — pouco maior que o investimento do Fortaleza —, não seria loucura pensar em tal conquista, principalmente porque o Tricolor já entra na fase de oitavas de final. Para isso, a diretoria ofereceria um time competitivo.

Aos gritos de "Fica, Rogério", multidão recebeu o Fortaleza no Aeroporto Internacional Pinto Martins
Aos gritos de "Fica, Rogério", multidão recebeu o Fortaleza no Aeroporto Internacional Pinto Martins (Foto: Germana Pinheiro)

Óbvio que a Série A não poderia ficar de lado, pois a permanência é essencial para os planos futuros do Leão, mas os desejos em 2020 podem ser mais audaciosos.

Além disso, Ceni sabe que terá estrutura mais forte para a próxima temporada. O time já voltou a treinar no Pici, em gramados idênticos ao do Castelão e os responsáveis pela transformação do antigo estádio Alcides Santos em Centro de Excelência correm contra o tempo para entregar tudo o que for necessário para a pré-temporada, em janeiro. A partir do dia 15, o mesmo trabalho de troca de "tapete" será feito no campo principal do CT Ribamar Bezerra.

O clube que é visto como maior ameça a retirar Ceni internamente é o Athletico-PR, pela evolução que apresentou nos últimos anos. A desvantagem do Furacão seria a inflexibilidade da diretoria, que vai de encontro ao estilo do treinador, adepto a participar de decisões além do gramado.

O que você achou desse conteúdo?