Logo O POVO+
O que ainda está em jogo nesta última rodada de Brasileirão 2019
Esportes

O que ainda está em jogo nesta última rodada de Brasileirão 2019

Com título, Libertadores e três rebaixados definidos, Série A chega à rodada final com pouco em aberto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Flamengo foi campeão brasileiro com quatro rodadas de antecedência (Foto: MARCOS DE PAULA/ALLSPORTS/Fotos públicas)
Foto: MARCOS DE PAULA/ALLSPORTS/Fotos públicas Flamengo foi campeão brasileiro com quatro rodadas de antecedência

Após 37 rodadas, 370 jogos, 849 gols e mais de 33.300 minutos jogados, o Brasileirão chega à rodada final neste domingo. Apesar de todos os dez jogos acontecerem simultaneamente às 16 horas, não há muito em disputa em termos de classificação para competições internacionais e rebaixamento. Mas isso não significa que as partidas derradeiras não reservam emoções para o torcedor que acompanha a competição desde 27 de abril.

Campeão brasileiro com quatro rodadas de antecedência, o Flamengo de Jorge Jesus não tem muito o que ambicionar além de bater marcas históricas com elenco vencedor e um treinador obcecado por recordes. O Fla já é dono da maior pontuação (90 pontos), maior número de vitórias, maior quantidade de gols e maior sequência invicta da era do Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes, disputado desde 2006.

Além disso, o artilheiro Gabigol é o jogador com mais gols em uma única edição de Campeonato Brasileiro no formato atual (25), e pode aumentar essa conta diante do Santos, na Vila Belmiro. Na segunda colocação, o Peixe ainda briga com o Palmeiras pelo vice-campeonato, que como consolo, garante robusta premiação em dinheiro.

Com todas as vagas na fase de grupos e na fase preliminar da Libertadores já definidas, a única briga que resta é por uma na Sul-Americana 2020. Na parte de baixo da tabela, Botafogo e Fluminense segue na disputa. Uma vitória já garante o Tricolor Carioca, que enfrenta o Corinthians em São Paulo. Se empatar, o Flu terá de torcer por tropeço do Botafogo em pleno Nilton Santos, contra o Ceará — personagem central da briga mais dramática desta última rodada.

O Vovô é um dos dois times que ainda podem ser rebaixados para a Série B. Com Avaí, Chapecoense e CSA já na Segundona 2020, o Alvinegro tem como concorrente direto o Cruzeiro. Para escapar do descenso, basta o Alvinegro empatar no Rio de Janeiro. Se perder, terá de torcer para que a Raposa não vença o Palmeiras no Mineirão. Para os mineiros, essa é a única combinação possível para não serem rebaixados pela primeira vez na história.

É válido ressaltar que apesar de parecer que os times do meio da tabela já não lutam mais por nada, há uma premiação milionária que cresce conforme a posição final da equipe no campeonato. A cifra cresce gradualmente de R$ 6 milhões para o 16º colocado até os R$ 18 milhões embolsados pelo campeão.

Rodada 38 do Brasileirão

Jogos deste domingo

- Internacional x Atlético-MG - 16 horas / Beira-Rio

- Cruzeiro x Palmeiras - 16 horas / Mineirão

- Fortaleza x Bahia - 16 horas / Castelão (CE)

- Corinthians x Fluminense - 16 horas / Arena Corinthians

- Santos x Flamengo - 16 horas / Vila Belmiro

- Vasco x Chapecoense - 16 horas / Maracanã

- Botafogo x Ceará - 16 horas / Engenhão

- Avaí x Athletico-PR - 16 horas / Ressacada

- Goiás x Grêmio - 16 horas / Serra Dourada

- CSA x São Paulo - 16 horas / Rei Pelé

O que você achou desse conteúdo?