Logo O POVO+
PSG Academy, com sede no bairro Cocó, será inaugurada em janeiro e fará seletiva de jovens atletas
Esportes

PSG Academy, com sede no bairro Cocó, será inaugurada em janeiro e fará seletiva de jovens atletas

Empreendimento tem capacidade para receber 700 alunos e funciona em parceria com o clube francês, onde joga o craque Neymar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Arte de vista aérea da PSG Academy Fortaleza (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Arte de vista aérea da PSG Academy Fortaleza

A PSG Academy, franquia de escolinhas de futebol do clube francês, será inaugurada em Fortaleza, no dia 24 de janeiro, sob o nome da Arena Pro Soccer. Localizado no bairro Cocó, o empreendimento tem capacidade para receber 700 alunos, nos períodos da tarde e da noite, com turmas de estudo pela manhã. Os participantes serão divididos em categorias por idade, partindo do sub-9 ao sub-19. Também haverá turmas feminina e focada na formação de goleiros.

O teste de nivelamento, que selecionará os interessados, acontecerá em 25 de janeiro, a partir das 8 horas. Os jovens atletas podem se inscrever no site da unidade do PSG em Fortaleza (psgacademy.com.br/unidades/unidade-fortaleza). As aulas terão início em 3 de fevereiro.

A metodologia aplicada nos treinamentos é a mesma utilizada nas categorias de base do Paris Saint-Germain (PSG), campeão de seis dos últimos sete campeonatos franceses e time atual do craque brasileiro Neymar. Os treinos incluem avaliações trimestrais e são planejados anualmente pelo departamento de metodologia no Brasil, sempre com supervisão dos responsáveis técnicos do clube na França.

O projeto inicial para o local prevê a construção de um complexo poliesportivo, com campos de futebol, quadras de beach tenis, vôlei de praia e futevôlei. Ademais, o empreendimento tem no projeto a construção de uma clínica de fisioterapia e osteopatia, de uma lanchonete e de um estacionamento para bicicletas.

Segundo o empresário Tom Andrade, gestor da unidade em Fortaleza, as obras do local devem ser concluídas até a segunda semana de janeiro. Ele revelou que o gramado já está sendo implantado.

Entidades ambientais tentaram embargar a construção desde o início da obra, no dia 27 de maio, com protestos e processos judiciais, já que o empreendimento está localizado ao lado do Parque do Cocó, área de proteção ambiental. Tom ressalta, porém, que as obras avançaram sem problemas, pois a PSG Academy "tinha todas as autorizações necessárias para isso", o que inclui documentação e autorizações governamentais.

Uma ação popular contra o empreendimento chegou a ser aberta, requerendo a suspensão da licença ambiental concedida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), mas de acordo com Yara Oliveira, voluntária do Instituto Verdeluz o pedido não foi considerado procedente.

"O juiz da 13ª Vara da Fazenda Pública entendeu que não é cabível no momento conceder a tutela, ou seja, a suspensão da licença, com base unicamente no princípio do desenvolvimento sustentável, o que não é de natureza (sustentabilidade) desse empreendimento, deixando totalmente de lado o princípio geral e basilar do direito ambiental, que é o princípio do não retrocesso ambiental", comentou Yara.

A partir de janeiro, com a conclusão das obras, esta se tornará a 18ª unidade do PSG focada em categorias de base só Brasil. Hoje, são cerca de 4 mil atletas engajados. A iniciativa, criada em 2014, está presente em 14 países no mundo e soma cerca de 18 mil alunos. A segunda localidade que possui mais alunos é o Brasil, atrás somente da França, país-sede do clube.

O que você achou desse conteúdo?