Aos 27 anos, Carol Horta começa a escrever uma nova história no vôlei de praia nesta semana. Medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2019, em Lima, no Peru, a atleta cearense estreia amanhã uma parceria nas areias com a carioca Bárbara Seixas. Os primeiros passos da dupla serão dados em João Pessoa-PB, na 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
Depois de uma temporada atuando ao lado de Ângela, Carol treina desde a segunda semana de 2020 com Bárbara, vice-campeã olímpica na Rio-2016 e campeã do circuito mundial em 2015. Com a nova parceira, Carol espera ter vida longa nas areias, para ganhar entrosamento, ritmo de competição e o principal: aumentar as chances de conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
Para viver tal desafio na carreira, Carol precisou se mudar de Fortaleza para o Rio de Janeiro para ficar em tempo integral com a nova companheira nas areias. Além disso, a cearense também encara troca de técnico. Treinada desde o início da carreira por Reis Castro — o mesmo que acompanhou por anos a dupla Juliana e Larissa), Carol agora está sob a coordenação de Letícia Pessoa, técnica da dupla recém-formada.
"Foi bem difícil no começo sair da minha zona de conforto, deixar minha cidade e meu marido em Fortaleza, mas eu quis viver essa experiência. Vou fazer um trabalho, desde já, voltado para as Olimpíadas de 2024, já que o ciclo de 2020 já passou, as equipes já foram definidas. Com a Ângela eu tinha uma dificuldade, porque morávamos em estados diferentes. Agora, estarei junto da Bárbara em tempo inteiro integral", explicou Carol, ao O POVO.
A cearense diz estar muito empolgada com a parceria, pois acredita que formou um "time competitivo" e de alto nível para brigar pelo sonho. "Sempre admirei muito o trabalho da Bárbara. Sempre achei ela uma atleta muito séria, focada. Não a toa ela tem os títulos que tem. Dentro de quadra, vi que era uma parceira muito boa. Agora, treinando, com a convivência, tô confirmando isso", comentou Carol.
Apostar numa parceira duradoura se tornou um dos grandes desafios da carreira de Carol Horta. Isso porque ela admite que as constantes trocas foram prejudiciais na corrida por uma das duas vagas para as Olimpíadas, nos ciclos de 2016 e 2020. Nas dez temporadas em que joga como profissional, acumulou 10 atletas diferentes ao seu lado: Neide, Duda, Thati, Lili, Ana Patrícia, Carol Won-Held, Maria Elisa, Juliana, Maria Clara e, por último, Ângela.
"Nosso esporte é muito rotativo. Têm muitos atletas de alto nível. Então, tem sempre uma rotatividade muito grande de parcerias, muitas trocas. Acho que isso me atrapalhou um pouco nesses períodos, porque não pude ter uma regularidade com alguém, de fazer um trabalho mais voltado para os objetivos, que é lutar por uma vaga olímpica. Agora, penso que poderei fazer esse trabalho ao lado da Bárbara", projetou Carol.
CEARENSES
Além de Carol, o Ceará terá seis representantes na etapa de João Pessoa: Rebecca, Hegê, Teresa, Taiana, Hevaldo e Bernardo Lima