Logo O POVO+
Fortaleza decide manter padrão e terá 70% do público no primeiro Clássico-Rei do ano
Esportes

Fortaleza decide manter padrão e terá 70% do público no primeiro Clássico-Rei do ano

Times se enfrentam em turno único pela Copa do Nordeste no dia 1º de fevereiro, com mando de campo do Tricolor
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rogério Ceni, técnico do Fortaleza
 (Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO Rogério Ceni, técnico do Fortaleza

O primeiro Clássico-Rei de 2020 está batendo à porta. No primeiro dia de fevereiro, Leão e Vovô voltam a se encontrar em campo, em partida válida pela Copa do Nordeste.

O dérbi pioneiro da temporada terá o mesmo formato do último de 2019. Mandante do duelo, o Fortaleza definiu ontem que vai manter a divisão de torcida em 70% e 30%. Neste caso, os tricolores estarão em maior número no primeiro clássico de 2020.

Diferentemente do que acontece na Série A do Brasileiro, porém, no Nordestão não há jogo de volta. Somente se as equipes se encontrarem em semifinal ou final é que o Vovô terá a oportunidade de, no mesmo torneio, ser mandante e ter maioria na arquibancada.

A escolha da diretoria do Leão em manter o formato 70/30 se deu pela facilidade de operacionalização dentro do estádio. Nessa divisão, uma ala do Castelão fica completamente isolada, evitando cordões policiais entre torcedores rivais, bem como o encontro deles. Esta maneira de dividir as torcidas foi iniciada pela diretoria do Ceará, em agosto, no primeiro confronto dos times pelo Brasileirão.

No jogo do dia 1º de fevereiro, o setor norte do Castelão ficará ocupado apenas por alvinegros, enquanto o restante do estádio comportará os tricolores.

Com os setores Bossa Nova, Especial e Premium só para a torcida mandante, o Fortaleza entende também que consegue oferecer maior comodidade ao sócio-torcedor.

Os 30% correspondem a um espaço para pouco mais de 15 mil torcedores. A capacidade pode até aumentar, já que os dois clubes repuseram cerca de 4 mil cadeiras no Castelão, por meio de um acordo firmado com a Secretaria do Esporte e Juventude do Estado (Sejuv).

Os ingressos para o Clássico-Rei já começam a ser vendidos na segunda-feira, 20, mas os preços ainda estão indefinidos. Por força do regulamento, a renda líquida ficará toda com o mandante, no caso, o Fortaleza. (Com informações de Fernando Graziani)

 

Violência

No último Clássico-Rei, foram registrados casos de violência no entorno do Castelão e cadeiras chegaram a ser jogadas no campo

O que você achou desse conteúdo?