Quarenta e oito dias de saudade. Mas hoje, a torcida do Fortaleza volta a assistir o time do Pici em campo após encerrar a temporada passada de forma brilhante, entre os nove melhores do Brasil, com vaga na Copa Sul-Americana e os títulos do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste.
O escrete tricolor dá o pontapé na temporada 2020 diante do Vitória-BA, às 16 horas, no estádio Barradão, em Salvador, pela Copa do Nordeste. Atual campeão do torneio, o time comandado pelo técnico Rogério Ceni aposta na manutenção de quase todo o elenco vencedor no ano passado para arrancar na competição. Destaques como Romarinho, Felipe Alves, Osvaldo, Juninho e Wellington Paulista seguem no Leão e são fontes de esperanças da torcida para nova campanha exitosa.
Apesar de ainda faltarem peças no elenco para 2020 — principalmente atacantes de lado —, o entrosamento da equipe pode ser o diferencial neste início de temporada. Adversário do Fortaleza, o Vitória chega para a estreia como um time em construção após campanha irregular em 2019 e com nove contratações.
"A gente está um passo à frente das demais equipes. Foi mantido mais de 80% do time. Todo mundo sabe onde toca a bola, conhece o companheiro. Aconteceu isso na pré-temporada, na primeira semana a gente já estava entrosado", destacou o lateral-direito Tinga, em coletiva pré-jogo.
Adepto dos treinos fechados, o técnico Rogério Ceni não deu pistas sobre qual time vai começar o ano. Entretanto, a tendência é de que se veja uma escalação semelhante à da maior parte do ano passado. As principais dúvidas são nas laterais — Bruno Melo ou Carlinhos na esquerda e Tinga ou Gabriel Dias na direita —, e no ataque — Éderson ou Marlon.
Um dos principais destaques de 2019, Romarinho terminou a temporada atuando por dentro no esquema 4-2-4. Caso Ceni opte por Éderson, Romarinho será utilizado aberto nas extremidades de campo. Mas há a possibilidade de o treinador escalar Marlon entre os titulares como ponta-direita, mantendo a posição do camisa 20.
O jogo contra o Vitória deve marcar a estreia de dois dos quatro reforços anunciados até agora. O volante Michel, maior contratação do clube até agora, estará entre os relacionados para a partida e pode ganhar chance no decorrer do confronto. Edson Cariús, um dos principais artilheiros do futebol cearense nas últimas duas temporadas, vive a ansiedade de estrear pelo Leão e projeta marcar mais de 25 gols em 2020.
Enquanto o Fortaleza chega neste ano como favorito no Nordestão e com conquistas relevantes na bagagem, o Vitória quer apagar o desempenho do ano passado e espera fazer diferente no novo ciclo. O Leão baiano foi eliminado de forma precoce na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Baiano e brigou na parte de baixo da tabela da Série B em 2019.
Entre os nove reforços, a expectativa maior está sobre o atacante Alisson Farias, destaque do CRB-AL na Segundona 2019. O Vitória também contratou jogadores experientes, como o zagueiro Maurício Ramos, o volante Gerson Magrão e o atacante Júnior Viçosa — todos devem estar em campo contra o Fortaleza.
Listen to "#85 - Guia da Copa do Nordeste (Grupo A)" on Spreaker.
Ficha técnica
Vitória: 4-3-3: Martín; J. Bocão, J. Victor, M. Ramos e Carleto; G. Rend, G. Magrão e Fernando Neto; A. Farias, Ruan Levine e Viçosa. Téc: Geninho
Fortaleza: 4-2-4: F. Alves; Tinga (G. Dias), Quintero, Paulão e B. Melo (Carlinhos); Juninho e Felipe; Romarinho, Éderson (Marlon), W. Paulista e Osvaldo. Téc: R. Ceni
Data: 25/01/2020
Horário: 16 horas
Local: Barradão - Salvador-BA
Árbitro: Antonio Dib Moraes (PI)
Assistentes: Rogério de Oliveira (PI) e Alisson Lima (PI)
Transmissão: LiveFC, SBT e Rádio O POVO CBN
1ª rodada
JOGOS REALIZADOS
Imperatriz 2x1 CRB
Náutico 1x1 River
JOGOS DE HOJE
Santa Cruz x Bahia
América-RN x Botafogo-PB
CSA x Sport
Confiança x ABC