Logo O POVO+
Fortaleza pode ter novo esquema tático
Esportes

Fortaleza pode ter novo esquema tático

Campeonato Cearense. Fortaleza estreará modificado
Edição Impressa
Tipo Notícia
FORTALEZA, CE, BRASIL,13-01-2020: Treino do Fortaleza Esporte Clube. (Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo) (Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL,13-01-2020: Treino do Fortaleza Esporte Clube. (Fotos: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)

O calendário do futebol brasileiro não espera pelos clubes e mesmo em início de temporada, o Fortaleza já tem uma maratona de jogos pela frente. O time retornou de Salvador ontem, onde empatou sem gols com o Vitória-BA, pela Copa do Nordeste, treina hoje à tarde e amanhã já entra em campo novamente, pelo Campeonato Cearense.

A partida contra o Caucaia será no PV, às 21 horas, e foi definida somente na noite de ontem, em sorteio na Federação Cearense de Futebol (FCF), o que fez Rogério Ceni criticar a organização do certame. Depois disso, no sábado, já haverá o primeiro Clássico-Rei do ano, pelo Nordestão.

A quantidade de jogos preocupa e muito o técnico tricolor, que lamenta especialmente pela falta de jogadores de lado, velocistas. "Para os lados fica pesado, porque só temos praticamente o Osvaldo de velocidade e a gente tem que rodar o elenco, não pode ter ninguém lesionado. Time que tem poucos jogadores tem que cuidar bem do elenco, aí não pode sacrificar tanto os velocistas, que normalmente são os que cansam primeiro", avaliou Ceni.

Dos poucos reforços que chegaram, nenhum atua pelos lados e o treinador já admite fazer mudanças no esquema tático do time. "Chegou o Michel, jogador experiente e de resto, foram duas apostas da direção, o João Paulo (zagueiro) que chegou e eu não conheço, o menino do Flamengo (Luiz Henrique, que ainda nem chegou ao Pici), não tenho muito conhecimento dele, mas são dois jogadores jovens que podem ser testados sem problema nenhum. A gente espera só manter o padrão de jogo do ano passado, senão tem que mudar o sistema, tem que jogar com três volantes", disse.

A diretoria do Fortaleza ainda tenta trazer três atacantes e admite que dois deles são David, ex-Cruzeiro e Marcinho, que está na China. O primeiro consegue rescisão na justiça, mas tem propostas do Bahia, enquanto o outro tenta liberação da equipe em que atua. Rogério Ceni revelou que indicou oito nomes para a diretoria, mas que as negociações não avançaram com nenhum, principalmente por questões financeiras.

"Temos que entender que o poder aquisitivo do clube, mesmo na série A, é inferior à maioria. O Bahia consegue contratar os jogadores que não conseguimos", exemplificou, Ceni.

Para a estreia no Estadual, o time deve sofrer modificações em relação ao que entrou em campo no Barradão. O ataque é o setor que mais deve ter alteações. Pelo bom desempenho no segundo tempo diante do Vitória, o centroavante Edson Cariús pode ganhar espaço de início contra o Caucaia.

"Ele vai ter suas chances e oportunidades. Gol ele sabe fazer, então espero que possa nos ajudar na ausência do Kieza", avisou o técnico Rogério Ceni, ainda sem confirmar a titularidade.

Dos dois velocistas que o time possui, pelo menos um deve começar no banco. "Tenho que poupar ao máximo o Romarinho e o Osvaldo, que são nossas únicas válvulas de escape, não podemos perdê-los", disse Ceni. (Brenno Rebouças)

 

O que você achou desse conteúdo?