Logo O POVO+
Agora é pra ficar? Enderson Moreira é apresentado na volta ao Ceará e faz autocrítica
Esportes

Agora é pra ficar? Enderson Moreira é apresentado na volta ao Ceará e faz autocrítica

Técnico do Ceará admite que time "deu uma estagnada" durante campanha na Série 2019 e projetou confronto deste sábado com o Bahia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Enderson Moreira terá seis desfalques no time do Ceará para enfrentar o River (Foto: Wilton Hoots/cearasc.com)
Foto: Wilton Hoots/cearasc.com Enderson Moreira terá seis desfalques no time do Ceará para enfrentar o River

Anunciado como o novo treinador do Ceará no último domingo, 9, Enderson Moreira só foi apresentado oficialmente à imprensa ontem em Porangabuçu — antes disso, comandou o time na vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino-PA, pela Copa do Brasil. Na conversa, revelou que pretende aprender com derrotas da primeira passagem, além de apontar ter feito "autocrítica" sobre a passagem anterior pelo Alvinegro, no ano passado, reconhecendo a crueldade da Série A.

Para Enderson, a equipe que ele comandou na última temporada criava várias chances, mas era atrapalhada pela ansiedade e pela pressa para conquistar resultados. Segundo o treinador, esse foi um dos motivos para a queda dele do cargo.

"Na Série A, você não pode ficar muito sem pontuar, por isso houve a troca (de treinadores). Claro que eu, particularmente, fiquei muito triste porque eu queria ter oferecido mais pro Ceará, pro torcedor. (Eu) Me senti frustrado, apesar de ter muita tranquilidade e de ter a consciência de que eu estava desenvolvendo um trabalho bom e consistente", avaliou, sobre ter sido demitido em outubro de 2019.

Enderson Moreira ainda fez uma autocrítica sobre o trabalho no Ceará em 2019, reconhecendo que a evolução da equipe parou e, assim, o treinador ficou sem alternativas de mudanças. "Foi um trabalho bom, (mas) em determinado momento, acho que a gente não conseguiu avançar. Chegamos num nível de organização muito bom, mas a gente precisava continuar avançando. Em determinado momento, deu uma 'estagnada'. A gente não conseguiu criar algumas outras possibilidades, visualizar outra perspectiva", declarou.

Na chegada, Enderson já conseguiu de cara uma vitória, coisa que Argel Fucks só conquistou no sétimo jogo. O adversário da vez agora é o Bahia, amanhã, pela Copa do Nordeste, em confronto que o Alvinegro precisa vencer para não se distanciar dos adversários de chave. O Vovô tem três pontos e está fora do G-4 do grupo B. 

Já antecipando a partida diante do Bahia, o técnico do Ceará analisou os desafios que a competição regional traz. "Partida extremamente importante, muito decisiva. A Copa do Nordeste tem uma característica que, mesmo pontuando, fazendo os 3 pontos, não significa que você vai sair de onde você está. Como não há confronto direto, você não ganha do seu oponente de chave. É muito traiçoeiro, difícil. Se começar mal, para recuperar é apostar muito", disse.

Para o jogo contra o Tricolor Baiano, Enderson só terá a oportunidade de treinar com a equipe titular hoje pela manhã. Ontem, os jogadores que atuaram contra o Bragantino-PA fizeram recuperação muscular e depois foram liberados. (Colaborou Vinicius França/Especial para O POVO)

 

De volta

O zagueiro Tiago Pagnussat, recuperado de lesão no rosto, voltou a treinar. Ele, porém, está fora do jogo com o Bahia, assim como Rogério, por cláusula contratual

O que você achou desse conteúdo?