O Fortaleza volta a jogar longe da torcida hoje à tarde, novamente pela Copa do Nordeste. Líder do Grupo A, o Tricolor enfrenta desta vez o líder do Grupo B, Confiança-SE. Na partida, marcada para o estádio Batistão às 16 horas, o Leão tenta aumentar a sequência de vitórias consecutivas para três.
O técnico do Fortaleza, Rogério Ceni, não terá nenhum jogador a menos do que levou para o Maranhão na última segunda-feira, quando teve praticamente todo elenco à disposição para a vitória por 2 a 1 contra o Imperatriz-MA. Pelo contrário, é possível que ele ganhe mais uma opção, se Gabriel Dias estiver 100% recuperado do desconforto muscular na coxa esquerda que o tirou da lista de relacionados do jogo anterior.
Mesmo com todo o grupo no papel, é possível que o técnico do Leão poupe algumas peças pensando no jogo de volta da Copa Sul-Americana, contra o Independiente-ARG, na próxima quinta-feira, 27. O zagueiro Juan Quintero é o único livre deste critério, já que, por expulsão na partida de ida, está suspenso do segundo duelo contra o argentinos.
A preocupação maior é sempre com os velocistas Romarinho, Osvaldo e David. Entretanto, pelo menos pela minutagem, o meia argentino Mariano Vázquez é o mais desgastado na temporada. O discurso do treinador é que não possui titulares e que todos os jogadores conhecem o sistema de jogo, mas não é bom subestimar o Confiança, dono da melhor campanha geral do Nordestão.
Na ponta da outra chave, com 10 pontos, o Dragão tem campanha sólida em 2020 até aqui. É líder nas duas competições que disputa (Copa do Nordeste e Campeonato Sergipano), está invicto em dez jogos disputados e só teve a defesa vazada cinco vezes. A equipe gosta do futebol ofensivo, especialmente em casa, e mesmo com a saída de Daniel Paulista — ele aceitou convite para assumir o Sport-PE —, seguirá utilizando o 4-3-3 com Matheus Costa, que fará estreia no comando técnico do azulino.
Além disso, a Copa do Nordeste é prioridade para o time sergipano, que acaba de subir para a Série B do Brasileiro e quer ascender no patamar nacional. No Batistão, o time proletário tem desempenho de quase 100% — só perde a marca por ter empatado sem gols com o Lagarto-SE no certame estadual.
Diante disso, os jogadores do Fortaleza pregam respeito ao adversário. "No jogo passado, vocês viram como foi, lá em Imperatriz. Enfrentamos dificuldade de logística de viagem, de campo pesado, mas mesmo assim conseguimos passar por cima de todos os obstáculos e trazer os três pontos. O Confiança é líder da chave, então vai ser um jogo muito difícil que a gente vai ter que prever todas as jogadas deles, chegar lá, fazer um bom jogo e trazer pontos para Fortaleza", disse o meia Marlon.
Se vencer, o Fortaleza alcançará os 11 pontos e tomará a liderança geral do Nordestão do time Sergipano. Na edição passada da Copa do Nordeste, o Tricolor se classificou como líder do Grupo A com 13, mas, pelo equilíbrio entre as chaves neste ano, o sarrafo deve subir. De toda forma, manter-se na ponta dá tranquilidade para a equipe no torneio.
Ficha técnica
Confiança: 4-3-3: Rafael Santos, Thiago Ennes, Nirley, Luan, Djalma; Amaral, Jefferson, Danilo Pires; Reis, Mikael, Ítalo. Téc: Matheus Costa
Fortaleza: 4-2-4: Felipe Alves, Tinga, Quintero, Michel, Carlinhos; Derley, Bonilha; Marlon, Mariano Vázquez, W. Paulista, David. Téc: Rogério Ceni
Local: estádio Batistão, em Aracaju-SE
Data: 22/2/2020
Horário: 16 horas
Árbitro: José Henrique de Azevedo Júnior-MA
Assistentes: Antonio Adriano de Oliveira-MA e Ivanildo Gonçalves da Silva-MA
Transmissão: TV Jangadeiro, Live FC, Rádio O POVO CBN AM 1010, Lives no Facebook e YouTube do O Povo Online, tempo real no opovo.com.br/esportes