Logo O POVO+
Mamba para sempre: morte de Kobe Bryant completa um mês em meio a homenagens e luto
Esportes

Mamba para sempre: morte de Kobe Bryant completa um mês em meio a homenagens e luto

Ex-astro do basquete faleceu no dia 26 de janeiro, em acidente de helicóptero no qual morreram ainda a filha dele e outras sete pessoas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
As camisas do Lakers de Kobe Bryant são exibidas durante o memorial
 (Foto: Frederic J. BROWN / AFP)
Foto: Frederic J. BROWN / AFP As camisas do Lakers de Kobe Bryant são exibidas durante o memorial

Ontem fez um mês que desde que o basquete ficou órfão de um dos maiores ídolos. Kobe Bryant, dono de cinco títulos da NBA, dois ouros olímpicos, partida de 81 pontos e um Oscar faleceu no dia 26 de janeiro, ao lado da filha, Gianna, de 13 anos, e outras sete pessoas.

O acidente de helicóptero nos arredores de Los Angeles — cidade onde o ex-astro era ídolo do Lakers —, porém, não apagou o legado. Prova disso foram as inúmeras homenagens feitas, desde o dia de jogos da NBA na data da morte até a segunda-feira, 24. O mundo — não só o do basquete — parou para prestar respeito ao craque das camisas 8 e 24 — aposentada pelos Lakers, única equipe da carreira profissional de Kobe.

O ápice foi na segunda-feira, 24 de fevereiro, ou 24/2, quando grande celebração da vida de Kobe e Gianna foi realizada no ginásio Staples Center, em Los Angelas. A data foi escolhida por causa dos números, 24, utilizado pelo pai, e 2, da filha.

No dia anterior, em duelo entre os Lakers e o Boston Celtics, Bill Russell, ídolo máximo do maior rival do time de Los Angeles, compareceu vestindo a histórica camisa 24 de Kobe. No memorial, segunda-feira, astros da NBA, como Steph Curry, James Harden e Russell Westbrook estiveram presentes. Ex-colegas de time, como Pau Gasol, Jerry West (ex-ídolo da franquia e gerente que "draftou" Kobe) e Shaquille O'Neal foram alguns deles. O último também discursou.

Em tom descontraído, O'Neal relembrou a parceria no início dos anos 2000, quando formaram dupla dominante em quadra, mas costumavam se desentender fora dela. Shaq disse para Kobe: "There's no "I" in team" ("Não tem 'EU' em time"). Em resposta, Bryant disse: "I know. But there's a "ME" in that" ("Eu sei. Mas tem um 'MIM'", em tradução aproximada).

Michael Jordan, seis vezes campeão da NBA com o Chicago Bulls e ídolo máximo de Kobe, fez discurso emocionado e chorou bastante. MJ disse se sentir um irmão mais velho. "Quando Kobe Bryant morreu, morreu um pedaço de mim. E quando olho para essa arena, ao redor do mundo, um pedaço de vocês morreu. Eu prometo que, deste dia em diante, viverei com as memórias de ter conhecido Kobe. Ele era meu irmãozinho, e eu tentei ajudá-lo de todos os jeitos possíveis. Por favor, descanse em paz, irmãozinho", falou Jordan.

Vanessa Bryant, viúva do ex-jogador e mãe de Gianna, foi a primeira a discursar na noite. Ela relembrou momentos da família e disse: "Amor, toma de conta da nossa Gigi. E eu fico com Nati, Bibi e Coco (outras filhas do casal). Nós permanecemos sendo o melhor time".

A noite teve ainda outros discursos e shows de Beyoncé, Alicia Keys e Christina Aguilera. Kobe e Gianna foram enterrados em cerimônia privada há algumas semanas.

"Tenho dúvidas sobre mim mesmo. Tenho inseguranças, tenho medo do fracasso, tenho noites que estou na quadra com dores nas costas e nos tornozelos, em que só quero descansar. Todos duvidamos de nós mesmos. Não nego. Mas não deixe de resistir contra isso. Abrace-os." (BRYANT, Kobe - 1978-2020)

Clique na imagem para abrir a galeria

 

Luto

Além de Kobe e Gianna, morreram Ara Zobayan (piloto); Sarah e Payton Chester; Christina Mauser; John, Keri e Alyssa Altobelli

O que você achou desse conteúdo?