O Campeonato Francês chegou ao fim. A Liga de Futebol Profissional (LFP) anunciou no início da tarde desta quinta, 30, o término antecipado do torneio e declarou o Paris Saint-Germain, de Neymar e líder após as 28 rodadas disputadas e 22 pontos à frente do segundo, como campeão. É o sétimo título do PSG em oito anos.
Além da decisão sobre o vencedor, a Ligue 1 definiu que o vice-colocado, Olympique de Marselha, disputará a fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, enquanto o Rennes, o terceiro, disputará os playoffs da maior competição de clubes europeia. Lille, Nice e Reims disputarão a Europa League.
Contudo, a Federação Francesa junto com a Liga pretendem ainda realizar as finais das principais copas do país, a Copa da Liga e Copa da França, em agosto, caso tenha autorização. Saint Étienne e Lyon estão nas finais e se vencerem, tiram vagas de Nice ou Reims. O PSG está nas duas decisões. Na parte debaixo da tabela, Amiens e Toulouse estão rebaixados, ao mesmo tempo que Lorient e Lens sobem para a elite do futebol francês, com o primeiro sendo declarado campeão da Ligue 2, a segunda divisão.
O presidente da LFP, Didier Quillot, anunciou que vão tentar o início da próxima temporada para agosto. O decreto francês impede práticas esportivas até setembro, portanto Federação e Liga vão buscar autorização com as autoridades. (Gazeta Esportiva e Gerson Barbosa)