Logo O POVO+
Federação estuda ajuda para clubes cearenses se prepararem para volta do futebol
Esportes

Federação estuda ajuda para clubes cearenses se prepararem para volta do futebol

|Estadual| Federação Cearense de Futebol promete orientar clubes quanto à adaptação aos protocolos, mas só tentará viabilizar testes da Covid-19 a quatro times
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mauro Carmélio foi reeleito presidente da Federação Cearense de Futebol (Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO Mauro Carmélio foi reeleito presidente da Federação Cearense de Futebol

Ainda que não tenha uma data definida, Ceará e Fortaleza estão preocupados em ter adversários para jogar quando o futebol brasileiro for retomado. Os estaduais serão as primeiras competições reiniciadas e possuem equipes com condições financeiras limitadas.

Futebol do POVO de Casa debate boas gestões de Ceará e Fortaleza, exemplos no Brasil

No Campeonato Cearense, além dos dois maiores da capital, ainda estão em disputa Atlético-CE, Barbalha, Caucaia, Ferroviário, Guarany-S e Pacajus. Os dirigentes de Vovô e Leão se perguntam se todos terão condições de bancar testes e seguir os protocolos.

Ceará e Fortaleza vão treinar, mas os outros clubes não, porque não compraram EPIs, testes, nem estão com protocolo feito. O que adianta treinar, vamos jogar contra quem?", questionou Robinson de Castro, presidente alvinegro, na live do projeto Agir, da Fundação Demócrito Rocha. Ele sugeriu que a Federação Cearense de Futebol (FCF) deveria assumir o protagonismo da situação.

O presidente da mentora do futebol cearense, Mauro Carmélio, disse que está conversando com as equipes individualmente para saber a estrutura que cada uma possui. Depois disso, dentro de cada realidade, vai orientar sobre as adaptações necessárias para que elas atendam os protocolos. A execução será de responsabilidade delas.

A FCF, no entanto, busca viabilizar os testes da covid-19, mas apenas para as equipes que têm calendário somente local. A entidade entende que os clubes com calendário nacional tem planejamento para o ano todo e podem buscar ajuda junto à CBF.

Em outras palavras, somente Atlético-CE, Barbalha, Caucaia e Pacajus devem receber testes da FCF. Restam apenas duas partidas para o trio.

Pelas conversas prévias, a Federação tem o Atlético-CE como a melhor estrutura e consequentemente as melhores condições de adaptação aos protocolos.

A FCF negocia com uma empresa que ficará responsável pelos testes de árbitros, jogadores e comissões técnicas dos clubes que vai auxiliar. Serão feitos testes com sangue e secreção nasal.

As equipes vão precisar enviar uma lista com, provavelmente, até 30 nomes para se submeterem aos exames.

 

O que você achou desse conteúdo?