Logo O POVO+
Globo rompe contrato com Ferj e Campeonato Carioca não passará mais na TV aberta e fechada
Esportes

Globo rompe contrato com Ferj e Campeonato Carioca não passará mais na TV aberta e fechada

Edição Impressa
Tipo Notícia

A TV Globo anunciou ontem a rescisão do contrato para transmissão do Campeonato Carioca. Em nota oficial, a emissora afirmou que a exibição do duelo entre Flamengo e Boavista, na quarta-feira passada, pela FlaTV, no Youtube, feriu o vínculo de exclusividade assinado com 11 dos 12 clubes que participam da competição.

Segundo o comunicado, a emissora manterá os pagamentos referentes à temporada 2020 para as equipes que assinaram o contrato com ela (o Flamengo foi o único clube do certame que não fechou com a Globo).

Taça Rio: Fluminense empata e avança em primeiro; Vasco é eliminado

Com a decisão, que o restante dos jogos do Campeonato Carioca não poderão mais ser acompanhados pelos torcedores na TV aberta e nem mesmo aqueles que forem assinantes dos canais a cabo gerenciados pela Globosat, como SporTV e Premiere.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) também se manifestou por meio de nota oficial, ontem. A entidade se disse "surpreendida", afirmou que apresentará uma contra notificação à Globo e que "entende que os clubes signatários do contrato, no momento e mesmo como mandantes, não devem exercer o direito de transmitir suas partidas até posterior decisão".

O Flamengo decidiu pela transmissão com base na Medida Provisória (MP) 984/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 18 de junho. A MP atribui exclusivamente ao time mandante a decisão a respeito da exibição da partida.

"A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição", disse em nota. "Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais", complementa o comunicado.

Na última segunda-feira, 29, o juiz titular da 10ª Vara Cível, Ricardo Cyfer, negou um pedido de liminar, feito pela emissora, que tentava proibir o Flamengo de exibir os jogos pelo Carioca.

Segundo mensagem publicada na conta do vice-presidente rubro-negro, Rodrigo Dunshee de Abranches, no Twitter, a emissora até recorreu da decisão na 7ª Camara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mas, o recurso não foi analisado à tempo.

Diante da situação, o Vasco da Gama informou que também vai transmitir seus jogos pelo YouTube. Já o Fluminense disse que vai consultar à Globo se pode fazer o mesmo. (com Agência Brasil)

 

O que você achou desse conteúdo?