Logo O POVO+
Passo um para o Bi: Ceará encara o Bahia no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste
Esportes

Passo um para o Bi: Ceará encara o Bahia no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste

Alvinegro começa a decidir o torneio regional com o Bahia em Pituaçu na tarde deste sábado. Quem vencer cria vantagem do empate para o jogo da volta
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Historico do confronto (Foto: luciana pimenta)
Foto: luciana pimenta Historico do confronto

A frase "campeão invicto do Nordeste", pintada em letras garrafais no prédio do Conselho Deliberativo e Centro Cultural do Ceará, na sede do clube, em Porangabuçu, está a 180 minutos de ganhar mais duas letras na frente.

Finalista da Copa do Nordeste pela terceira vez em oito anos, o Vovô começa hoje, a partir das 16 horas, a luta pelo Bi. O adversário é o mesmo da decisão de 2015, quando o Alvinegro faturou a primeira orelhuda, mas não se pode dizer que Bahia e o próprio Ceará são os mesmos, tampouco as condições dos dois duelos.

O sarrafo está mais alto, pois trata-se de um confronto com clubes da Série A do Brasileiro — há cinco anos, os dois estavam na Série B —, ambos com investimentos maiores. A premiação em dinheiro também subiu e o time que terminar campeão terá faturado quase R$ 3,9 milhões ao todo, frente a R$ 2,4 milhões em 2015. Outra mudança é que quem fica com o título não vai mais para a Sul-Americana, mas para as oitavas de final da Copa do Brasil.

O formato da final segue o mesmo, em dois jogos, mas dessa vez ambas as partidas serão em Pituaçu, já que o torneio teve de ser continuado em sede única, no caso, Salvador, como medida de segurança diante da crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus. O critério de desempate será saldo de gols, obviamente sem gol qualificado, e se houver igualdade em número de pontos e saldo, o campeão sairá da disputa por pênaltis.

A revanche do Bahia, em tese, tem a vantagem dos dois jogos serem em Salvador, mas com os portões dos estádios fechados, Pituaçu ganhará ares de neutralidade. Apesar do Tricolor Baiano conhecer bem mais o local, os últimos dois jogos do Vovô foram lá e o gramado está mais que reconhecido.

Como a batalha será em dois atos, a preocupação que os times tinham de se precaver para não sofrer gols nas duas fases anteriores, de jogo único, pode diminuir na grande final e deixar as partidas menos amarradas. Prova disso é que mesmo possuindo os melhores ataques do Nordestão até a semifinal, Ceará e Bahia avançaram com placar mínimo — em que pese o Vovô ter disputado um Clássico-Rei.

Sobre o assunto:

Por falar em ataque, o Bahia perdeu, para os dois jogos, o artilheiro do time nas últimas temporadas. O atacante Gilberto foi diagnosticado com estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e não tem prazo definido para voltar a jogar. Ele fará tratamento conservador (menos invasivo) na lesão. O substituto natural é Fernandão.

Outros dois jogadores podem desfalcar o Esquadrão, mas são tratados como dúvida. O meia-atacante Rossi e o goleiro Douglas estavam em fase final da recuperação de lesão. O primeiro chegou a treinar ontem e deve ir ao jogo. O segundo, mesmo que ganhe condições, continuará na reserva de Anderson.

O Ceará tem apenas um desfalque para o jogo. O zagueiro Tiago Pagnussat não poderá jogar devido a uma cláusula impeditiva no contrato de empréstimo com o Bahia. A diretoria alvinegra até tinha a opção de pagar uma multa para utilizá-lo, mas optou deixá-lo de fora. Após cumprir suspensão, Luiz Otávio está novamente à disposição e deve ser o titular ao lado de Klaus.

"Temos que colocar em prática aquilo que temos trabalhado, pois a final são 180 minutos e temos que ser inteligentes durante todo esse tempo", avaliou o xerife da zaga alvinegra, que diz querer muito conquistar um Nordestão pelo Ceará.

O técnico do Vovô, Guto Ferreira, assim como o clube, luta por um bicampeonato. Ele ganhou em 2017, curiosamente comandando o Bahia. Somente Arthurzinho, por Vitória-BA e América-RN, ganhou o torneio regional duas vezes em toda a história da competição.

Quem sair de campo vencedor hoje joga pelo empate na próxima terça-feira, 4. Bahia e Ceará são as equipes que mais chegaram em decisões desde que a Copa do Nordeste foi reformulada, em 2013, com quatro e três finais, respectivamente. O vencedor será o primeiro com dois títulos desde a reinvenção da competição.

Ficha técnica

Ceará

4-2-3-1: Prass; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Klaus e B. Pacheco; Charles e Fabinho; F. Sobral, Vina e Rick; Sobis (Cléber). Téc: Guto Ferreira

Bahia

4-2-3-1: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Flávio e Gregore; Élber, Rodriguinho e Clayson (Rossi); Fernandão. Téc: Roger Machado

Local: Pituaçu, em Salvador-BA

Data: 1º/8/2020

Horário: 16 horas

Árbitro: Wagner Reway-PB

Assistentes: Oberto da Silva Santos-PB e Kildenn Tadeu Morais de Lucena-PB

Transmissão: TV Jangadeiro, Fox Sports, LiveFC, canal da Copa do Nordeste no YouTube, rádio O POVO CBN AM 1010 e FM 95.5, Facebook e YouTube do O POVO Online. Tempo real em opovo.com.br/esportes

 

O que você achou desse conteúdo?