Com dois gols nos acréscimos, o Paris Saint-Germain (PSG) venceu o Atalanta por 2 a 1 em uma virada espetacular ontem, em Lisboa, e conseguiu se classificar às semifinais da Liga dos Campeões pela primeira vez em 25 anos. Com isso, se encerra a jornada de Cinderela do time de Bérgamo, sensação do futebol italiano em 2020.
O brasileiro Marquinhos, aos 45 minutos do segundo tempo, e o camaronês Eric Maxim Choupo-Moting, aos 48, fizeram o PSG renascer das cinzas no primeiro duelo das quartas de final do "Final 8" da Champions. O time italiano abrira o placar aos 27 do primeiro tempo, com um gol marcado aos 27 minutos pelo croata Mario Palisic.
Foi uma noite de comemoração para o PSG, no 50º aniversário de sua fundação (12 de agosto de 1970).
Desde 1995, o time francês não chegava às semifinais do principal torneio europeu de clubes quando foi eliminado pelo poderoso Milan do técnico Fabio Capello e ficou fora da final.
O time parisiense vai enfrentar na terça-feira da próxima semana o vencedor do duelo entre Atlético de Madrid e RB Leipzig, que entram em campo nesta quinta-feira em outro jogo das quartas de final.
Depois de conquistar os quatro títulos das competições nacionais (Ligue 1, Copa da França, Copa da Liga da França, Supercopa da França), o PSG tem pela frente o desafio de ser campeão europeu pela primeira vez, grande obsessão do clube e de seus proprietários cataris.
Depois de sete anos consecutivos sendo eliminado nas oitavas ou nas quartas de final, o Paris Saint-Germain agora sobe um degrau e se aproxima de seu sonho.
Sensação na internet antes da partida por conta do penteado moicano — a hashtag #NeydeMoicanonaChampions foi das mais populares —, Neymar ameaçou ser o vilão da partida. No primeiro tempo, ele teve duas chances claríssimas e desperdiçou ambas.
Na primeira, ele tabelou na intermediária, ganhou na velocidade, invadiu a área e chutou para fora. Na segunda, interceptou passe ruim e chutou para longe.
Com a entrada de Mbappé, que voltava de lesão, no final do jogo, Neymar conseguiu armar as jogadas dos dois gols. No primeiro, recebeu cruzamento preciso de Choupo-Moting na área e tocou para Marquinhos empatar o jogo. Pouco depois, acertou passe açucarado para Mbappé, que jogou para o camaronês empurrar para as redes e garantir a vaga. (Com AFP)