O Fortaleza busca a primeira vitória dentro de casa na Série A hoje, às 21 horas, no Castelão. O adversário é o Red Bull Bragantino, equipe campeã da Série B 2019, recheada de jovens jogadores e com uma das menores médias de idade de elenco da Série A — 25 anos.
Após viver período de irregularidade, com eliminação na Copa do Nordeste para o Ceará e com início decepcionante no Brasileirão, o Tricolor parece estar resgatando o futebol esperado. Dos últimos seis pontos disputados, o Leão conquistou quatro, com triunfo diante do Goiás e empate contra Corinthians-SP, em partidas fora de casa.
O mais importante é que o ataque voltou a funcionar. O setor ofensivo do Fortaleza é a principal peça de engrenagem do sistema montado por Rogério Ceni, baseada em intensidade e agressividade com jogadores velocistas. Depois de amargar 450 minutos sem balançar as redes, a marca negativa foi quebrada com três gols contra o Esmeraldino e um diante dos paulistas. Dos homens de frente, Wellington Paulista, Yuri César e Romarinho marcaram.
O duelo contra o RB Bragantino é fundamental para as pretensões do Tricolor na Série A. O primeiro objetivo é de manutenção no torneio. Um triunfo pode fazer o time saltar da 14ª para a sexta colocação; já uma derrota pode significar a entrada na zona de rebaixamento. Pontuar o máximo possível no começo da competição é a chave para ter uma reta final mais tranquila.
Para o confronto no Castelão, o técnico Rogério Ceni não poderá contar com peça importante do meio de campo. Juninho, volante fundamental para a saída de bola e criação ofensiva, é desfalque por conta do terceiro cartão amarelo, recebido no jogo contra o Corinthians. O principal candidato para a vaga é Ronald, contratado em agosto. Com características semelhantes às do titular, o atleta de 23 anos teve estreia positiva diante do Goiás.
Como Rogério Ceni sempre mantém mistério sobre a escalação, há dúvidas em outros setores. Na última partida, Juan Quintero ficou no banco de reservas, enquanto a dupla Jackson e Paulão foi bem. O treinador costuma alternar os laterais, então Tinga e Carlinhos podem surgir entre os titulares.
No quarteto ofensivo, David ainda não engrenou no Fortaleza. Ceni tem mantido o atleta como titular, mas a cada jogo a torcida faz coro por Yuri César entre os 11.
No rival, os desfalques confirmados são três titulares. O centroavante Alerrandro, que marcou três dos seis gols do Bragantino na Série A, sofreu lesão no ombro e não enfrenta o Leão. O meio-campista Matheus Jesus e o zagueiro Fabrício Bruno cumprem suspensão por conta de cartões. Os principais candidatos para as vagas abertas são Ligger — ex-Fortaleza —, na zaga; Lucas Evangelista, no meio; e Ytalo, no ataque.
Assim como o Leão, o Massa Bruta começou a Série A de forma irregular. Os paulistas têm campanha idêntica à dos cearenses, uma vitória, dois empates e duas derrotas, ficando uma posição acima por ter dois gols marcados a mais.
Ficha técnica
Fortaleza
4-2-4: Felipe Alves; Tinga, Jackson (Quintero), Paulão e Carlinhos; Ronald e Felipe; Romarinho, David (Yuri César), Wellington Paulista e Osvaldo. Téc: Rogério Ceni
RB Bragantino
4-3-3: Cleiton; Aderlan, L. Ortiz, Ligger e Edimar; Lucas Evangelista, Ryller e Claudinho; Morato, Ytalo e Arthur. Téc: Felipe Conceição
Data: 29/8/2020
Horário: 21 horas
Local: Castelão
Árbitro: Rafael Traci/SC
Assistentes: Alex dos Santos/SC e Eli Alves/SC
VAR: Heber Roberto Lopes/SC
Transmissão: Premiere e Rádio O POVO CBN (FM 95.5 e AM 1010)