Um sistema defensivo perfeito foi responsável por mais um triunfo do Ceará sobre o Fortaleza, o segundo consecutivo na temporada sem tomar gol. O plano tático pensado pelo técnico Guto Ferreira, muito bem executado, ficou ainda mais evidente a partir da abertura do placar, gol de Vina com assistência de Charles em jogada de infiltração dos meio-campistas.
Foi um triunfo coletivo — o que há de mais importante no futebol. Tomo como exemplos Fernando Sobral e Leandro Carvalho, que tiveram atuação de excelência, marcando muito bem os atacantes do Fortaleza pelos lados do campo, formando uma barreira intransponível na faixa intermediária ofensiva do Tricolor. O Fortaleza foi incapaz de mostrar recursos técnicos e táticos para superar as dificuldades.
Contra o Ceará, o Tricolor tinha opção de espelhar o esquema tático do Alvinegro ou preencher mais o meio-campo, justamente para tentar neutralizar as ideias de Guto, que já tinha levado vantagem na Copa do Nordeste. Ceni não entendeu assim e de novo a equipe ficou afunilada por um Ceará efetivo no ataque e seguro na defesa.