Logo O POVO+
Fortaleza faz dever de casa e bate Sport no Castelão por 1 a 0
Esportes

Fortaleza faz dever de casa e bate Sport no Castelão por 1 a 0

Wellington Paulista, de pênalti, marcou o único gol do jogo. O centroavante é o artilheiro isolado do Leão na temporada e o sexto maior goleador do Brasileiro de pontos corridos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Wellington Paulista converteu mais um pênalti para dar a vitória ao Fortaleza (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Wellington Paulista converteu mais um pênalti para dar a vitória ao Fortaleza

O Fortaleza voltou a somar pontos na Série do Brasileiro no duelo certo. Ontem, no Castelão, o Tricolor encarou o Sport-PE, um concorrente direto (briga por objetivos semelhantes), que estava à frente na classificação. No duelo de leões, o do Pici levou a melhor e venceu por 1 a 0, com gol de Wellington Paulista.

Foi o décimo gol do centroavante pelo Fortaleza na atual temporada, o que o isola ainda mais na artilharia do clube. Foi ainda o 98º dele na Série A de pontos corridos (desde 2003). Com essa marca, o atacante tricolor é o sexto maior artilheiro da elite do Campeonato Brasileiro no atual formato, segundo levantamento do setorista Miguel Júnior, da rádio O POVO CBN.

O tento foi fruto de uma especialidade de Wellington Paulista: cobranças de pênalti. Aos oito minutos do segundo tempo ele cobrou a penalidade sofrida por Romarinho, instantes antes, e colocou no canto inferior direito do goleiro Luan Polli, que até acertou o lado, mas não evitou que a bola entrasse.

A penalidade foi cometida por Luciano Juba. Ele tentou desarmar Romarinho em um ataque, já na grande área, enquanto o jogador do Fortaleza pedalava. O momento do bote foi errado e ele acabou atingindo apenas o adversário.

Ganhar de Romarinho estava mesmo difícil, ontem. Além de levar a melhor em 9 dos 13 duelos que disputou no chão, acertou 6 de 9 dribles que tentou. Foi o melhor em campo pelo Leão cearense e executou boas jogadas individuais. No primeiro tempo, aos 19, penetrou na grande área e chutou cruzado, assustando o goleiro adversário. Já na etapa complementar, além de sofrer o pênalti, ganhou do marcador e invadiu a área pela direita, aos 39, dando passe para Orobó, que vinha de trás e chutou alto. No último lance da partida, arriscou de fora da área e Polli defendeu.

O Tricolor tinha mais facilidade de atacar pela direita, que tinha Romarinho e Tinga, voltando de lesão, além de ser o lado para o qual Wellington Paulista caía mais. Numa jogada entre os dois últimos, inclusive, aos 18 minutos do primeiro tempo, o lateral-direito desviou lançamento longo de Juninho com a cabeça para o centroavante, que devolveu, também em cabeçada, para trás. O camisa 2 matou no peito e chutou de canhota, acertando a trave do goleiro adversário.

Pela esquerda, com Osvaldo e David, o Leão do Pici tinha mais dificuldades. O primeiro ainda conseguiu algumas arrancadas, mas perdeu a maioria das disputas para a defesa do Sport. Já David segue em momento de baixa.

Os pernambucanos apostaram numa marcação com linhas baixas para sair no contra-ataque e isso se refletiu numa maior posse de bola e agressividade do Fortaleza. A única chance que o Sport teve nos primeiros 45 minutos foi numa cabeçada de Patric, que conseguir subir livre de marcação, na grande área, mas cabeceou mal e facilitou para Felipe Alves.

Na segundo tempo o Sport conseguiu ser mais perigoso, principalmente nas jogadas de bola parada. Em duas cobranças de falta, Bruninho e Luciano Juba acertaram a trave do arqueiro tricolor. O primeiro ainda teve outra oportunidade, aos 47, numa fala praticamente frontal. A bola pegou na barreira e foi para o lado que Felipe Alves tinha deixado mais aberto, mas passou para fora.

O Fortaleza teve ainda uma outra chance clara com Orobó, no segundo tempo. Num lançamento preciso de Ronald, ele ficou de frente para o goleiro do Leão da Ilha. O chute saiu fraco.

O triunfo, apenas o segundo em casa, foi primordial para o Tricolor. Que ganhou posições na tabela e moral para enfrentar o Grêmio-RS no domingo, em Porto Alegre (RS).

Fortaleza 1x0 Sport 

4-2-4: Felipe Alves, Tinga (Gabriel Dias), Quintero, Paulão, Carlinhos; Felipe (Ronald), Juninho; David (Marlon), Romarinho, W. Paulista (T. Orobó), Osvaldo (Yuri). Téc: Rogério Ceni

Sport
4-3-3: Luan Polli, Patric, Maidana, Adryelisson, Luciano Juba; Ronaldo Henrique (Jonatan Gomez), Ricardinho, Betinho (Bruninho); Barcia (Brocador), Marquinhos (Venuto), Elton (Rogério). Téc: Jair Ventura

Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 9/9/2020
Horário: 18 horas
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima-MG
Assistentes: Felipe Alan de Oliveira-MG e Celso Luiz da Silva-MG
Cartões amarelos: Romarinho, Felipe, Quintero, David, Ronald, Charles Hembert (FOR) Betinho (SPO)
Gols: 8min/2T - Wellington Paulista cobra pênalti e converte
Público e renda: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

| REPERCUSSÃO DE FORTALEZA 1x0 SPORT |

"É continuar subindo na tabela", comemora Wellington Paulista após vitória do Fortaleza

Rogério Ceni celebra pontos somados sob adversários diretos: "essas vitórias são fundamentais"

 

O que você achou desse conteúdo?