Logo O POVO+
Com arbitragem polêmica, Fortaleza empata com Grêmio fora de casa
Esportes

Com arbitragem polêmica, Fortaleza empata com Grêmio fora de casa

Cearenses abriram placar com gol de Osvaldo e gaúchos igualaram o placar após pênalti controverso ser batido duas vezes. Na segunda, Diego Souza converteu
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luiz Fernando e Gabriel Dias foram expulsos após
Foto: RICHARD DUCKER / AE Luiz Fernando e Gabriel Dias foram expulsos após "cabeçadas"

Empatar com o Grêmio-RS, em 1 a 1, em Porto Alegre não é mau resultado. A delegação do Fortaleza, porém, tem motivos para deixar o Rio Grande do Sul insatisfeita. Afinal, o gol de empate do Tricolor Gaúcho, ontem, foi originado de pênalti discutível, em lance envolvendo o zagueiro Juan Quintero e Everton.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o atacante gremista recebeu bola na grande área, ainda de costas para o gol, e Quintero chegou por trás para marcar. O colombiano colocou as duas mãos nas costas do adversário, que caiu. O árbitro Igor Benevenuto apontou pênalti e o árbitro de vídeo não interferiu, julgando tratar-se de lance interpretativo.

O contato é aparentemente lance normal, que acontece muitas vezes na grande área, mas torna-se discutível porque, de fato, Quintero está com as mãos no adversário. O árbitro de campo entendeu que houve impacto suficiente para desequilibrar Everton, que já tinha caído dentro da área várias vezes no primeiro tempo.

Na cobrança da penalidade, outra polêmica. Diego Souza cobrou e Felipe Alves defendeu. Na sobra, Luiz Fernando mandou para o gol. O árbitro de vídeo, Rodrigo Nunes Sá, avisou que houve invasão na grande área — tanto do gremista, que pegou o rebote, quanto por jogadores do Fortaleza. Por isso, a cobrança deveria ser refeita. Se apenas Luiz Fernando tivesse invadido, o gol seria anulado e o Leão bateria um tiro livre indireto.

Na segunda batida, Diego Souza bateu mal, a bola chegou a tocar em Felipe Alves, mas entrou. “Não existe mandar voltar pênalti por invasão de jogador do mesmo time. Eu te pergunto: se o Diego faz o gol na primeira cobrança, ele ia mandar voltar porque o time invadiu a cobrança? Isso é muito chato para o futebol, inadmissível. O futebol está cada vez mais do mesmo", reclamou o arqueiro tricolor. Rogério Ceni levou amarelo e o assistente dele, Charles Hembert, foi expulso, ambos por reclamação.

O segundo tempo foi todo do Grêmio. O Fortaleza não finalizou nenhuma bola na etapa complementar. O único ataque que conseguiu puxar foi com David, aos 12. Ele chegou na grande área e cruzou rasteiro para Gabriel Dias, que chegou atrasado para concluir.

As polêmicas de arbitragem também tiveram espaço aos 20 minutos do segundo tempo, quando Gabriel Dias e Luiz Fernando se estranharam e trocaram cabeçadas. O árbitro expulsou ambos e a partir daí o jogo perdeu em qualidade. O Grêmio, que tinha desperdiçado um contra-ataque num erro de passe de Juninho, teve ainda duas chances na grande área, sendo uma com Orejuela, que Felipe Alves defendeu, depois com Geromel, pegando rebote na pequena área. A bola chegou a entrar, mas a arbitragem anulou o gol por posição irregular.

O que faltou ao Leão na segunda etapa sobrou no primeiro tempo. A estratégia adotada foi a mesma que já tinha apresentado contra Corinthians e Flamengo. Ontem, porém, a eficiência foi maior. O Grêmio teve bem mais posse de bola e rondou muito a grande área do Fortaleza, mas a defesa do Fortaleza afastou 27 bolas e não facilitou o jogo aéreo para os gaúchos.

Com duas linhas de quatro e algumas vezes até uma de quatro e outra de cinco, o Tricolor travou muitos duelos no chão com o meio de campo gremista e o perde-e-ganha foi equilibrado. Conseguiu ainda encaixar contra-ataques dos dois lados, mas Osvaldo, pela esquerda, permanecia como válvula de escape mais forte. Logo aos 3 minutos ele invadiu a área e bateu cruzado para a defesa de Vanderlei. Foi aos 16, no entanto, que marcou.

O ponta-esquerda levantou bola da ala, para que alguém subisse para cabecear. David tentou, mas não alcançou. A bola quicou no gramado e entrou no canto esquerdo do arqueiro gremista.

O resultado não deu fim ao tabu do Leão nunca ter vencido o Grêmio em Porto Alegre, mas deixa o Tricolor Cearense pelo meio da tabela, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Grêmio x Fortaleza

Grêmio
4-5-1: Vanderlei; Orejuela (G. Azevedo), David Braz, Geromel e Cortez; Darlan, Maicon (Robinho), Isaque (Luiz Fernando), Alisson e Everton (Ferreira); Diego Souza. Téc: Renato Portaluppi

Fortaleza
4-2-4: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Quintero e Carlinhos (Bruno Melo); Ronald (Luiz Henrique) e Juninho; Romarinho, W. Paulista (Marlon), David (Yuri César) e Osvaldo (Derley). Téc: Rogério Ceni

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 13/9/2020
Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
Cartões amarelos: Robinho (GRE); Derley, Osvaldo (FOR)
Cartões vermelhos: Luiz Fernando (GRE); Gabriel Dias (FOR)
Renda e Público: Não há público no estádio devido a pandemia do novo coronavírus

FORTALEZA: Ceni lamenta pênalti para o Grêmio em empate e responsabiliza árbitro: "O juizão tava com muito entusiasmo, apareceu uma oportunidade e ele marcou a penalidade"

FORTALEZA: Ceni admite que equipe poderia ter vencido o Grêmio fora de casa: "O placar não foi justo, nem injusto"


 
O que você achou desse conteúdo?