Logo O POVO+
Vitória maiúscula: Ceará bate o Flamengo por 2 a 0 no Castelão
Esportes

Vitória maiúscula: Ceará bate o Flamengo por 2 a 0 no Castelão

Jogo reativo funciona, Guto Ferreira impõe "lição" a Domènec Torrent, ex-auxiliar de Guardiola, e Alvinegro vence o Rubro-Negro por 2 a 0, com gols de Luiz Otávio e Charles
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Charles (ao fundo) comemora o segundo gol do Ceará sobre o Flamengo (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Charles (ao fundo) comemora o segundo gol do Ceará sobre o Flamengo

Efetividade alvinegra para surpreender o todo poderoso Flamengo. Com propriedade, o Ceará bateu o atual campeão brasileiro por 2 a 0 no Castelão, ontem à noite, e quebrou a série de sete jogos de invencibilidade do Rubro-Negro, voltando a vencer na Série A após duas derrotas consecutivas.

Os gols da vitória foram marcados por Luiz Otávio e Charles, ambos no segundo tempo, concretizando triunfo sobre o Flamengo após dois anos. Com o resultado, o Vovô chega a 13 pontos e sobe três posições, terminando a 10ª rodada como 9º colocado. Com o revés, os cariocas perderam a vice-liderança para o São Paulo e desperdiçam chance de igualar a pontuação do Internacional-RS na ponta da tabela.

O triunfo premia o estilo de jogo implementado por Guto Ferreira, de forte marcação, transições rápidas e bola aérea afiada diante de um gigante do futebol brasileiro. O combo de características funcionou perfeitamente no segundo tempo contra o adversário, que teve maior posse de bola durante toda a partida, mas demonstrou pouca agressividade.

A vitória dos cearenses teve atuação decisiva de importante trio da equipe: Luiz Otávio, Charles e Vinícius. O meia-atacante, inclusive, deu os passes para os dois gols e chegou a dez assistências na temporada, além de ser o artilheiro do time com 9 gols.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Além de balançar as redes, Luiz Otávio foi soberano na defesa. O capitão do Vovô ganhou oito de dez disputas de bola, teve seis desarmes e sofreu apenas um drible em 90 minutos. Já o volante mostrou mais uma vez a regularidade que o acompanha desde o início da temporada. Charles marcou um gol e acertou 76% dos passes.

Com o retornos de Guto Ferreira e os titulares Luiz Otávio, Samuel Xavier, Bruno Pacheco e Leandro Carvalho, que cumpriram suspensão na rodada passada, o Ceará entrou em campo com a tradicional proposta reativa para segurar o Flamengo e "matar" em contra-ataque. Com Gabriel Barbosa entre os 11 iniciais, o Rubro-Negro teve a maior posse de bola, mas poucas chances claras.

Defensivamente, o Alvinegro do Porangabuçu se comportou bem e não deixou os cariocas confortáveis na criação no primeiro tempo. As duas melhores oportunidades para gol foram com o camisa 9 do Flamengo, em um cabeceio e um chute para fora. Ofensivamente, os comandados de "Gordiola" tiveram atuação pouco inspirada.

No segundo tempo, as estratégias foram as mesmas. Entretanto, o Ceará foi efetivo para executar seu plano de jogo. As principais características ofensivas do Vovô apareceram: as transições ofensivas e a bola aérea. No contragolpe, os cearenses passaram a encontrar espaços na defesa rubro-negra.

Aos quatro minutos, Vina bateu escanteio e Luiz Otávio, entre os zagueiros do Flamengo, cabeceou firme para abrir o placar. Seis minutos depois, o sistema ofensivo do Ceará trabalhou jogada pela direita e Vina, de novo, serviu para mais um companheiro ampliar o placar. Charles, como um centroavante, apareceu dentro da área para concluir em gol.

O técnico catalão Domènec Torrent, ex-auxiliar do Guardiola original, buscou a reação e lançou a campo Pedro e Diego. De nada adiantou. O Ceará permaneceu firme na marcação e assegurou o resultado até o apito final.

O Ceará volta a campo na quarta-feira, 16, desta vez pela Copa do Brasil. O adversário é o Brusque-SC, em Santa Catarina, pela quarta fase da competição. O Flamengo encara o Independiente del Valle pela Copa Libertadores, na quinta-feira, fora de casa.

Ceará 2x0 Flamengo

Ceará
4-2-3-1: Prass; Samuel, Luiz Otávio, Tiago e Bruno Pacheco; Ricardinho (Marthã) e Charles; Leandro (Mateus), Vina (Lima) e Sobral; Cléber (Bergson). Téc: Guto

Flamengo
4-2-3-1: César; Isla (Matheuzinho), G. Henrique, Léo Pereira e Renê; W. Arão e T. Maia (Diego); Michael (Pedro), E. Ribeiro, Vitinho (Lincoln) e Gabriel. Téc: Domenèc Torrent

Data: 13/9/2020
Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Jucimar dos Santos Dias (BA)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Cartões amarelos: Ricardinho
Renda e público: Jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

CEARÁ: Guto minimiza reação de Vina com substituição: “ele não faltou com respeito, é querer fazer intriga onde não existe”

 

CEARÁ: Guto analisa vitória sobre o Flamengo e cita ‘tanque cheio’ no retorno de alguns jogadores para partida

O que você achou desse conteúdo?