Copo meio cheio, copo meio vazio. A metáfora que fala sobre a percepção do ser humano em relação ao otimismo e o pessimismo é uma extensão do momento do Ferroviário. Nas duas últimas rodadas, o Tubarão da Barra disputou seis pontos e somou apenas dois, perdendo assim a liderança do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. Contudo, com seu último empate sendo fora de casa diante do Jacuipense-BA, a equipe conseguiu trazer um ponto para casa.
A avaliação do comandante do time, Marcelo Vilar migra de um lado para o outro entre os dois últimos duelos. "O primeiro jogo (diante do Manaus) estávamos com a vitória praticamente garantida com um jogador a mais, vacilamos e tomamos o gol. Nesse jogo (contra o Jacuipense) não sofremos tanto na parte defensiva, nem nos contra-ataques. Entretanto, tivemos muita precipitação nessa última bola, que acabou não permitindo que fizéssemos o gol. Digo para nossos atletas que numa competição difícil como essa a -gente sempre tem que jogar buscando a vitória. Quando não conseguir a vitória, pelo menos não perca", resume, em coletiva guiada pela assessoria.
Avaliando as duas rodadas em conjunto, o técnico do Tubarão da Barra escolheu olhar para o lado otimista do ponto somado. "Temos mais do que 50% de aproveitamento, estamos no G-4, muita coisa ainda vai acontecer. Tem o jogo fora de casa. Nós pecamos na partida em casa, mas jogo fora de casa, sempre que pontuarmos é bem-vindo", salientou em coletiva pós-jogo.
Ponderando que a equipe ainda não chegou à metade da primeira fase da Série C, Vilar tem dosado postura crítica sobre equipe para evitar queda de rendimento observada na temporada passada. Para ele, os últimos dois pontos perdidos tiveram grande influência dos desfalques do time.
"(As mudanças na equipe titular) influenciaram sim. Jogadores que estavam atuando, vinham bem, com um ritmo de jogo", pontuou o treinador, que aproveitou a ocasião para elogiar a atuação dos jogadores que fizeram a reposição nos 11 iniciais. "Fiquei feliz porque mostrou que temos um elenco, não só um time. Os jogadores cumpriram bem o papel, fizeram uma grande partida".
Apesar dos pontos não somados nas duas últimas rodadas, a projeção para avançar à próxima fase ainda não mudou. Para conquistar a classificação a equipe precisa de 27 pontos, no mínimo, de acordo com projeção do estatístico e comentarista da rádio O POVO CBN, Thiago Minhoca. Mesmo com o empate sem gols, o Ferroviário ainda pode olhar para o lado cheio do copo. Cabe não cuidar para que o vazio não aumente nas rodadas seguinte.