Logo O POVO+
Fortaleza tem a melhor defesa como mandante na Série A
Esportes

Fortaleza tem a melhor defesa como mandante na Série A

|COMO MANDANTE| Sistema defensivo se destaca com números positivos em casa, na Série A. Time Sofreu apenas dois gols
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FELIPE Alves e o zagueiro Paulão são  destaques na defensa do Leão
 (Foto: Aurelio Alves/ O POVOS)
Foto: Aurelio Alves/ O POVOS FELIPE Alves e o zagueiro Paulão são destaques na defensa do Leão

O sistema defensivo do Fortaleza Esporte Clube tem se mostrado mais maduro e eficiente neste início de Série A em relação ao ano passado. Com bom aproveitamento de 66% jogando como mandante no Brasileirão - são 10 pontos conquistados em 15 disputados - outro dado relevante chama a atenção na campanha da equipe até aqui: o time sofreu apenas dois gols atuando em casa.

Os únicos gols sofridos sob a condição da mandante aconteceram na derrota para o Athletico-PR, na estreia na Série A 2020. Desta forma, o Tricolor do Pici tem a melhor defesa da competição no quesito, ao lado do Inter. No total, em 11 jogos até o momento, o Fortaleza sofreu nove tentos e tem a quarta melhor defesa geral.

Nas vitórias contra Inter (1 a 0), Red Bull Bragantino (3 a 0) e Sport (1 a 0), além do empate contra o Botafogo (0 a 0), a equipe saiu sem sofrer gol no Castelão. São quatro jogos seguidos assim, sequência inédita na história do time na primeira divisão, conforme dados do comentarista Thiago Minhoca, da rádio O POVO/CBN.

No ano passado, quando voltou a disputar a Série A depois de bastante tempo, o Fortaleza tinha tomado quatro gols nos cinco primeiros confrontos, também com 66% de aproveitamento dos pontos conquistados em casa.

O jogo ofensivo segue sendo a principal característica da equipe sob o comando de Rogério Ceni, com o seu habitual esquema com quatro atacantes. Entretanto, a defesa tem apresentado atuações cada vez mais sólidas e surpreende com os números positivos, principalmente pelo protagonismo em casa. Duas peças têm liderado o desempenho do setor: Felipe Alves e Paulão.

O goleiro é o terceiro com o maior número de defesas na Série A, 35 no total. Destas, ele segurou 17 dentro da área. Diante do então líder Internacional, foi pouco exigido devido ao trabalho da linha defensiva, mas no único arremate do rival na direção do gol, o arqueiro agarrou.

Já na linha defensiva, Paulão ganhou o protagonismo de Quintero na temporada de 2020. Com atuações sólidas, o zagueiro é o líder de cortes defensivos na zaga do Fortaleza, com 41, e o sétimo melhor neste quesito na Série A. Ademais, o defensor tem 80% de aproveitamento nas disputas aéreas e tem média de 0.1 de dribles sofridos por jogo no Brasileirão. (Com Lucas Mota)

 

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2020/09/19/com-golaco-de-felipe--fortaleza-bate-lider-inter-no-castelao.html

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2020/09/19/autor-do-gol-da-vitoria-do-leao--felipe-menciona-cobranca-de-ceni-para-chegar-mais-a-frente.html

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/ceara/2020/09/19/com-muitos-problemas-defensivos--ceara-e-derrotado-por-4-a-2-pelo-bragantino.html 

O que você achou desse conteúdo?