Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza valorizam título estadual, mas fazem mistério sobre escalação
Esportes

Ceará e Fortaleza valorizam título estadual, mas fazem mistério sobre escalação

Torcedores estão divididos quanto ao uso de times titulares por Vovô e Leão, no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense, marcada para amanhã. Dirigentes e técnicos garantem o melhor possível em campo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: Montagem a partir de fotos de Leonardo Moreira/FortalezaEC e Aurélio Alves/ O POVO)
Foto: Montagem a partir de fotos de Leonardo Moreira/FortalezaEC e Aurélio Alves/ O POVO

Véspera de Clássico-Rei é sempre acompanhada de polêmica. Se o duelo for numa final de campeonato, as discussões são dobradas. Não seria dessa vez que a tradição iria falhar. O assunto em pauta, porém, não é nada clichê.

Nas redes sociais, torcedores de Ceará e Fortaleza se dividem quando o assunto é que time lançar a campo amanhã, no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense. Há quem defenda equipes completamente reservas, em prol de uma recuperação física dos titulares pensando na Série A do Brasileiro; tem quem peça que apenas os mais desgastados sejam poupados e, por fim, aqueles que não abrem mão do título estadual.

De fato, a carga de jogos têm sido pesada. Vovô e Leão tem jogado partidas com pouco espaçamento entre elas e encarado longas viagens. Por outro lado, a rivalidade e a hegemonia local têm seu peso e perder título para o maior rival costuma causar digestão lenta e incômoda.

Logo após os jogos do domingo, em coletiva, Guto Ferreira e Rogério Ceni deixaram claro o interesse na disputa, mas não cravaram o uso de força máxima para os primeiros 90 minutos da decisão do Campeonato Cearense, marcada para amanhã, às 21h30min, no Castelão.

"Pode ter certeza que nós vamos descansar bem os jogadores e procurar colocar dentro de campo os atletas que estão aptos a jogar essa partida, o que a gente tem de melhor. E vamos procurar ter uma postura para vencer", disse Guto.

Questionado sobre a prioridade da diretoria, Ceni disse não saber, mas deixou claro ver relevância no “manjadinho”. “Eu acho que ser campeão estadual ainda é um fator importante, nós não podemos abrir mão dessa disputa. Agora, o calendário vai pesando para a gente porque é um elenco bem enxuto, bem curto (...) Vamos escalar o que temos de melhor para o jogo contra o Ceará na final do Estadual. Nós vamos priorizar o próximo jogo, talvez seja isso. Da melhor maneira possível", comentou o comandante tricolor.

Diretor de futebol do Fortaleza, Daniel de Paula Pessoa, acredita que os Clássicos-Rei da final do Cearense não podem ser desprezados justamente pelo momento em que as equipes vivem. Del, como é chamado internamente, destacou que os dois duelos terão mais que dois rivais, mas sim uma medição de forças de conquistas recentes.

“Essa final é especialíssima porque estarão disputando-a os dois últimos campeões da Copa do Nordeste, duas equipes que estão disputando cabeça a cabeça, ponto a ponto, posições na Série A, ambas estão classificadas para a fase oitavas de final da Copa do Brasil, o que mostra que Fortaleza e Ceará montaram dois grandes times. Então temos vários fatores positivos para que se valorize o confronto”, avaliou o dirigente.

De Paula Pessoa garante, no entanto, que a decisão de que time lançar a campo depende de Rogério Ceni, ainda que a diretoria deseje o título. “Nas últimas duas finais que disputamos foi um título para cada lado, pode ser (agora) também tira-teima, um desempate”, disse.

A preocupação com o desgaste dos atletas também existe no Ceará — que até acumula dois jogos a mais que o Fortaleza nas duas últimas semanas —, mas o diretor de futebol do clube, Eduardo Arruda, diz que a busca pelo título estadual está no planejamento oficial do Alvinegro.

“Claro que neste momento é complicado, estamos necessitando descansar os atletas para a continuação do Brasileiro, tem muitos jogos, mas é interessante para o nosso projeto (ganhar o Campeonato Cearense) deste ano. Nos reunimos com os atletas meses atrás e traçamos propósitos com a participação deles. Queríamos chegar às finais do Cearense e Copa do Nordeste. Uma delas já chegamos e tivemos êxito, agora, com muito respeito, vamos tentar buscar o Cearense. Então, o clube tem interesse, até por tudo que aconteceu (ano passado o time profissional não conquistou nenhum troféu)”, explicou Eduardo.

O dirigente não nega que a Série A é a menina dos olhos do Vovô dentre as competições, mas o clube não tem apenas uma hierarquia de certames como política para preservar jogadores.

“Série A é a prioridade, é a (competição) mais importante, até por questão financeira, mas a gente está vendo e trabalhando jogo a jogo. Poderíamos ter feito isso contra o Brusque (poupado atletas), mas fomos coerentes. Para enfrentar o Fortaleza, time de primeira divisão, atual campeão do Estado, precisamos entrar bem focados no jogo”, disse o diretor de futebol.

Antes do treino de apronto, hoje à tarde, Guto Ferreira terá uma reunião com a diretoria para falar sobre as condições dos atletas e propor o que deseja fazer para a primeira partida da decisão do Estadual.

Até o segundo jogo da final, dia 21 de outubro, Ceará e Fortaleza terão cinco jogos pela Série A do Brasileiro. O Tricolor tem a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de saldo de gols.

O que você achou desse conteúdo?