Logo O POVO+
Ferroviário e Santa Cruz decidem campeão simbólico do primeiro turno da Série C
Esportes

Ferroviário e Santa Cruz decidem campeão simbólico do primeiro turno da Série C

Tubarão e Cobra Coral se enfrentam pela nona rodada da competição. Vitória define liderança e deixa um deles mais próximo da pontuação necessária para classificação à segunda fase da Série C
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MARCELO Vilar, técnico do Ferroviário, avalia que toda partida na Série C é uma
Foto: Aurelio Alves MARCELO Vilar, técnico do Ferroviário, avalia que toda partida na Série C é uma "decisão"

Metade do caminho rumo à próxima fase da Série C 2020 se completa amanhã, às 15h30min, no estádio Domingão, em Horizonte, e, tanto para Ferroviário quanto para Santa Cruz-PE, vitória significa terminar o primeiro turno como líder do Grupo A da competição. O confronto direto das duas equipes corais comandadas por Marcelos — Vilar e Martelotte —, põe frente à frente os dois times com as melhores campanhas até então. Com 14 e 15 pontos, respectivamente, Tubarão e Santa buscam a ponta da tabela e ficarem mais próximos da classificação ao mata-mata da Série C.

Historicamente, as vagas para a próxima fase da Terceirona são conquistadas por times que atingem cerca de 28 pontos — ou seja, pouco mais da metade dos 54 em jogo nas 18 rodadas. De olhos nesses cálculos, o técnico Marcelo Vilar encara o duelo como decisivo.

"O que vale são os três pontos. Quem faz 50% dos pontos se classifica. E 50% corresponde às vitórias dentro de casa. Se você vencer todos os jogos dentro de casa, você faz 50% dos pontos. Esse jogo se torna fundamental. Nós perdemos um jogo em casa, mas conseguimos uma vitória fora. É uma decisão, porque o Ferroviário está buscando permanecer entre os quatro (que avançam), e nessa batida o jogo se torna importante, independentemente dele dar o titulo simbólico do turno ou não", comentou, em entrevista cedida pela assessoria do clube.

Com jogos em que vinha tendo de improvisar, dada à quantidade de desfalques, Vilar tem, neste aspecto, situação mais confortável contra o time pernambucano.  O atacante Siloé, o lateral-direito Gabriel Cassimiro e o volante Lucas Hulk deixaram o departamento médico (DM). Conforme a assessoria, "estão liberados e treinando normalmente". Os desfalques são o zagueiro Magno Alves, que segue no DM, e o meia Magno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Leia mais | Marcelo Vilar volta a criticar decisão que tira jogos do Ferroviário do Castelão e cita fala de Ceni: "Foi infeliz"

Vilar também não conta mais com artilheiro do Ferroviário na temporada, Wellington Rato, que anunciou a ida para o Atlético-GO. Em compensação, os dois reforços contratados pelo time da Barra, o meia Adriano Paulista e o lateral-direito Neilson, já estão regularizados e podem ser utilizados pelo técnico.

O nível físico em que a equipe está é motivo de satisfação para o técnico. Ele afirma ainda está "com a pulga atrás da orelha" em relação a como chegam os reforços, e mantém certa preocupação quanto aos jogadores que passaram algum tempo no DM. "Mas não tenho só 11 titulares. Eu tenho 30 e poucos jogadores que podem se considerar titulares e a motivação que a gente vê nos treinamento nos deixa (também) motivados e esperançosos de que o Ferroviário vai chegar onde está almejando", projetou.

 

 

O que você achou desse conteúdo?