Sem entrar em campo desde 15 de novembro do ano passado, o Brasil volta a jogar na próxima sexta-feira, 9, pelas Eliminatórias da América do Sul. A competição classificatória para a Copa do Mundo do Catar-2022 estava prevista para começar em 27 de março, mas teve o início adiado devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus pelo mundo. Agora, no chamado "novo normal", a competição retorna sob rígido protocolo sanitário aprovado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e entidades dos países sul-americano.
A retomada do futebol no mundo teve como prioridade a realizações de competições de clubes. Pegando o exemplo local, o Brasileirão reiniciou em 8 de agosto e a Copa Libertadores foi retomada em 15 de setembro — recomeçando o esquema de viagens esportivas internacional.
Apesar do reinício, a Liberta teve de lidar com problemas, que a Conmebol pretende evitar nas Eliminatórias. O surto de casos de Covid-19 no Flamengo-RJ em meio à disputada do torneio continental aqueceu o debate sobre os riscos de viagens internacionais durante à pandemia.
Muito em razão do deslocamento, visto que a maioria dos atletas atuam em clubes fora da América do Sul, o risco de infecção é constante. Cabe a Conmebol e confederações nacionais entrarem em acordo sobre como agir em um eventual surto na delegação de algum país.
No que diz respeito ao campo, a Conmebol anunciou apenas as datas das duas primeiras rodadas: 8 e 9 de outubro para a estreia; dia 13 para a segunda rodada.
Atual campeão continental e tendo participado de todos os Mundiais até hoje, o Brasil desponta como favorito a uma das quatro vagas diretas ao Catar-2022. Com uma geração de jogadores mais talentosa que os rivais, o técnico Tite deve repetir a caminhada sem percalços da campanha anterior, quando a Canarinho terminou o classificatório para a Copa do Mundo de 2018 em primeiro lugar, com 41 pontos.
Os brasileiros enfrentam a Bolívia, pela primeira rodada, na Neo Química Arena, às 21h30min desta sexta-feira. O compromisso seguinte será diante do Peru, na próxima terça-feira, às 21 horas, no Nacional de Lima. Um dos destaques do time é o cearense Everton Cebolinha, revelado pelo Fortaleza e hoje no Benfica/POR.
Além da seleção brasileira, a Argentina e o Uruguai são fortes candidatos para integrar o grupo de classificados de forma direta. A quarta vaga deve ser disputada Colômbia e Chile, duas seleções com valores individuais de destaque no futebol mundial. Vale lembrar que o quinto colocado disputa vaga pela repescagem mundial contra seleção de outro continente (Oceania, Ásia ou América do Norte/Central). A vaga derradeira pode acabar sendo disputada por Peru, Equador e Paraguai. Venezuela e Bolívia correm por fora.
A Copa do Mundo do Catar estava prevista para começar em 21 de novembro de 2022, enquanto a final acontece em 18 de dezembro. O Mundial vai ser realizado no final do ano por conta desse período ter temperaturas amenas no país asiático.
Goleiros
Éderson (Manchester City/ING)
Santos (Athletico-PR)
Weverton (Palmeiras-SP)
Laterais
Alex Telles (Porto/POR)
Danilo (Juventus/ITA)
Gabriel Menino (Palmeiras-SP)
Renan Lodi (Atlético de Madrid/ESP)
Zagueiros
Felipe (Atlético de Madrid/ESP)
Marquinhos (PSG/FRA)
Rodrigo Caio (Flamengo-RJ)
Thiago Silva (Chelsea/ING)
Meio-campistas
Bruno Guimarães (Lyon/FRA)
Casemiro (Real Madrid/ESP)
Douglas Luiz (Aston Villa/ING)
Everton Ribeiro (Flamengo-RJ)
Fabinho (Liverpool/ING)
Philippe Coutinho (Barcelona/ESP)
Atacantes
Everton Cebolinha (Benfica/POR)
Matheus Cunha (Hertha Berlin/ALE)
Neymar (PSG/FRA)
Richarlison (Everton/ING)
Roberto Firmino (Liverpool/ING)
Rodrygo (Real Madrid/ESP)