Logo O POVO+
Eliminatórias da América do Sul começam nesta semana, após seis meses de espera
Esportes

Eliminatórias da América do Sul começam nesta semana, após seis meses de espera

Início da competição marca o retorno do Brasil às partidas. Estreia será contra Bolívia, na sexta-feira, 9, na Neo Química Arena
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Tite destaca boa fase de Neymar e versatilidade de convocados (Foto: )
Foto: Tite destaca boa fase de Neymar e versatilidade de convocados

Sem entrar em campo desde 15 de novembro do ano passado, o Brasil volta a jogar na próxima sexta-feira, 9, pelas Eliminatórias da América do Sul. A competição classificatória para a Copa do Mundo do Catar-2022 estava prevista para começar em 27 de março, mas teve o início adiado devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus pelo mundo. Agora, no chamado "novo normal", a competição retorna sob rígido protocolo sanitário aprovado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e entidades dos países sul-americano.

A retomada do futebol no mundo teve como prioridade a realizações de competições de clubes. Pegando o exemplo local, o Brasileirão reiniciou em 8 de agosto e a Copa Libertadores foi retomada em 15 de setembro — recomeçando o esquema de viagens esportivas internacional. 

Apesar do reinício, a Liberta teve de lidar com problemas, que a Conmebol pretende evitar nas Eliminatórias. O surto de casos de Covid-19 no Flamengo-RJ em meio à disputada do torneio continental aqueceu o debate sobre os riscos de viagens internacionais durante à pandemia.

Muito em razão do deslocamento, visto que a maioria dos atletas atuam em clubes fora da América do Sul, o risco de infecção é constante. Cabe a Conmebol e confederações nacionais entrarem em acordo sobre como agir em um eventual surto na delegação de algum país.

No que diz respeito ao campo, a Conmebol anunciou apenas as datas das duas primeiras rodadas: 8 e 9 de outubro para a estreia; dia 13 para a segunda rodada.

Disputa no campo

Atual campeão continental e tendo participado de todos os Mundiais até hoje, o Brasil desponta como favorito a uma das quatro vagas diretas ao Catar-2022. Com uma geração de jogadores mais talentosa que os rivais, o técnico Tite deve repetir a caminhada sem percalços da campanha anterior, quando a Canarinho terminou o classificatório para a Copa do Mundo de 2018 em primeiro lugar, com 41 pontos.

Os brasileiros enfrentam a Bolívia, pela primeira rodada, na Neo Química Arena, às 21h30min desta sexta-feira. O compromisso seguinte será diante do Peru, na próxima terça-feira, às 21 horas, no Nacional de Lima. Um dos destaques do time é o cearense Everton Cebolinha, revelado pelo Fortaleza e hoje no Benfica/POR.

Além da seleção brasileira, a Argentina e o Uruguai são fortes candidatos para integrar o grupo de classificados de forma direta. A quarta vaga deve ser disputada Colômbia e Chile, duas seleções com valores individuais de destaque no futebol mundial. Vale lembrar que o quinto colocado disputa vaga pela repescagem mundial contra seleção de outro continente (Oceania, Ásia ou América do Norte/Central). A vaga derradeira pode acabar sendo disputada por Peru, Equador e Paraguai. Venezuela e Bolívia correm por fora.

A Copa do Mundo do Catar estava prevista para começar em 21 de novembro de 2022, enquanto a final acontece em 18 de dezembro. O Mundial vai ser realizado no final do ano por conta desse período ter temperaturas amenas no país asiático.

Convocados do Brasil

Goleiros
Éderson (Manchester City/ING)
Santos (Athletico-PR)
Weverton (Palmeiras-SP)

Laterais
Alex Telles (Porto/POR)
Danilo (Juventus/ITA)
Gabriel Menino (Palmeiras-SP)
Renan Lodi (Atlético de Madrid/ESP)

Zagueiros
Felipe (Atlético de Madrid/ESP)
Marquinhos (PSG/FRA)
Rodrigo Caio (Flamengo-RJ)
Thiago Silva (Chelsea/ING)

Meio-campistas
Bruno Guimarães (Lyon/FRA)
Casemiro (Real Madrid/ESP)
Douglas Luiz (Aston Villa/ING)
Everton Ribeiro (Flamengo-RJ)
Fabinho (Liverpool/ING)
Philippe Coutinho (Barcelona/ESP)

Atacantes
Everton Cebolinha (Benfica/POR)
Matheus Cunha (Hertha Berlin/ALE)
Neymar (PSG/FRA)
Richarlison (Everton/ING)
Roberto Firmino (Liverpool/ING)
Rodrygo (Real Madrid/ESP)

O que você achou desse conteúdo?