Logo O POVO+
Luiz Otávio admite mau momento e diz estar no ano mais irregular desde que chegou ao Ceará
Esportes

Luiz Otávio admite mau momento e diz estar no ano mais irregular desde que chegou ao Ceará

Defensor disse, no entanto, que não se abala com os erros e transforma as críticas em combustível para corrigir problemas e evoluir em campo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luiz Otávio é um dos jogadores mais experientes do elenco do Ceará (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Luiz Otávio é um dos jogadores mais experientes do elenco do Ceará

Titular absoluto do Ceará nas últimas quatro temporadas, o zagueiro Luiz Otávio fez autocrítica na coletiva de ontem. O defensor reconheceu que vive um 2020 irregular, com falhas individuais, e garantiu que se cobra bastante para evoluir e não cometer novamente os mesmos erros. Ele participou de 31 partidas com a camisa alvinegra em 2020. Nesses jogos, o Vovô sofreu 37 tentos, acumulando 14 vitórias, 10 empates e 7 derrotas.

“Tive alguns altos e baixos, cometi alguns erros sim. Acho que desde que cheguei no Ceará, esse ano foi o que fui mais irregular, mas tenho certeza que não é por falta de comprometimento, de vontade ou trabalho. Os erros, muitas vezes, acontecem com você tentando fazer o melhor, tentando acertar, isso é normal e vou ser cobrado por isso até porque em clube grande é assim, como é a instituição Ceará. O sarrafo sempre tem que estar lá em cima eu me cobro bastante”, disse o zagueiro.

O defensor de 32 anos está desde 2017 no Vovô e participou de 172 partidas. Ele esteve presente na campanha do acesso à Série A, em 2017. Além disso, foi campeão cearense duas vezes (2017 e 2018) e da Copa do Nordeste deste ano.

 

Dentre os lances em que o defensor falhou e que culminaram em gols, aponta-se falhas diante de Vasco-RJ, pela Série A do Brasileiro e Oeste-SP, pela Copa do Brasil, em que ele tentou sair jogando e perdeu a bola, por exemplo. Esses e outros erros já vinham chamando a atenção do torcedor, que não era acostumado a ver Luiz Otávio "fraquejar".

O camisa 13 do Vovô, no entanto, acredita que a cobrança é positiva e a utiliza como incentivo. “Isso deve servir de combustível para você evoluir, melhorar, até a questão das críticas, da cobrança, porque se as pessoas te cobram elas sabem que você pode dar mais do que está dando, então é buscar concentrar mais, aperfeiçoar o que precisa ser aperfeiçoado para não voltar a cometer erros e a ser regular", disse.

Luiz Otávio garantiu ainda que as falhas não abalam o psicológico dele. Ele diz manter, constantemente, uma cobrança sobre si mesmo. “Eu estou tranquilo em relação a isso, me cobro muito e vou continuar a cada dia, cada momento que vestir essa camisa, dar o melhor para o clube porque quando entro ali dentro (de campo) estou representando aquele que me capacita, que é Deus, minha família, e cada torcedor que torce por mim e ama esse clube assim como eu", concluiu.

O sistema defensivo do Ceará vem sendo alvo de críticas, principalmente sob o comando de Guto Ferreira, que assumiu o posto de treinador do Vovô em março, durante a pausa da pandemia do novo coronavírus. São 30 gols sofridos em 25 jogos.

A maneira mais comum que o Alvinegro levou as bolas na rede foi através da bola parada do adversário. 11 tentos anotados contra o Ceará tiveram origem desta maneira. Perda da bola no campo defensivo (quatro gols) e contra-ataque (seis gols) foram outras origens comuns dos gols sofridos pelo Vovô.

 
O que você achou desse conteúdo?