Logo O POVO+
Guto Ferreira vai precisar ajustar lateral direita para encarar o Fluminense; veja opções
Esportes

Guto Ferreira vai precisar ajustar lateral direita para encarar o Fluminense; veja opções

Treinador não terá os dois laterais de origem, Samuel Xavier e Eduardo, ambos suspensos. Fernando Sobral e Fabinho são os favoritos para vaga
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fernando Sobral diz que elenco do Ceará está focado para buscar classificação diante do Palmeiras, na Copa do Brasil (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Fernando Sobral diz que elenco do Ceará está focado para buscar classificação diante do Palmeiras, na Copa do Brasil

O técnico Guto Ferreira tem desfalques importantes para o jogo do Ceará contra o Fluminense-RJ, amanhã, no Rio de Janeiro. O principal problema a se resolver é a lateral direita. A equipe não poderá com os dois jogadores da função no elenco, Samuel Xavier e Eduardo, ambos suspensos. Além da dupla, o zagueiro Luiz Otávio está de fora pelo terceiro cartão amarelo, assim como o próprio "Gordiola", que não poderá comandar o Vovô à beira do gramado.

O treinador teve a semana cheia para trabalhar pela primeira vez desde a retomada dos jogos, em julho. A comissão técnica aproveitou para ajustar questões táticas, treinar o time para superar as ausências importantes e recuperar os jogadores desgastados fisicamente pela maratona de partidas.

Guto tem duas opções para improvisar na lateral direita: Fabinho e Fernando Sobral — este que exerceu a função após Eduardo ser expulso diante do Corinthians-SP. O meio-campista de origem cumpriu bem o papel, teve atuação de destaque e ainda marcou o gol da virada. O dono da camisa 88 teve três desarmes, três interceptações, criou uma grande chance e acertou as duas bolas longas que tentou na partida.

Caso opte por Fernando Sobral na lateral, Guto terá de abrir mão do padrão tático utilizado até agora. Nenhum jogador no elenco do Ceará possui características para exercer a função do meia, atuando aberto pela direita na segunda linha e sendo importante na criação ofensiva e na recomposição defensiva. Desta forma, Gordiola poderia escalar na ponta Leandro Carvalho ou Lima.

Ao optar por Fabinho improvisado na lateral, o treinador mantém o esqueleto do escrete alvinegro. Assim, não precisaria mexer na posição mais sensível do time, onde Fernando Sobral joga. Com o volante descendo para a primeira linha, Ricardinho ganharia vaga no meio e faria dupla com Charles. Por outro lado, o camisa 8 não tem a mesma intensidade de marcação, mas entrega melhor saída de bola.

Na zaga não deve haver mistério. Sem Luiz Otávio, Guto deve escalar Eduardo Brock. O jogador ganhou novo status na equipe após atuações de destaque como titular, nas ausências do próprio Luiz Otávio e Tiago Pagnussat, contra o Palmeiras-SP e o Athletico-PR.

O restante do time deve ser mantido, como o atacante Léo Chu. O jogador foi a principal peça ofensiva do Ceará no primeiro tempo contra o Corinthians. Emprestado pelo Grêmio-RS ao Vovô, o jovem de 20 anos fez seu primeiro jogo como profissional na Série A contra o Timão e deu conta do recado. Em 66 minutos em campo, ele deu dois passes decisivos, criou uma grande chance, acertou sete dribles de oito tentativas e foi responsável pelo cruzamento desviado pelo zagueiro Gil, do Corinthians, contra a própria meta — o primeiro gol do Ceará no 2 a 1.

O Fluminense, comandado por Odair Hellmann, chega embalado para encarar o Ceará. O Tricolor das Laranjeiras está há cinco jogos sem perder. Na última partida, conquistou importante empate contra o então líder Atlético-MG, fora de casa. Para o duelo contra o Alvinegro, a equipe terá o retorno dos experientes Fred e Nenê, este artilheiro do clube na temporada com 19 gols, mas tem também cinco dúvidas: o zagueiro Matheus Ferraz, o meia Michel Araújo, os atacantes Wellington Silva e Fernando Pacheco e o volante Yuri.

 
O que você achou desse conteúdo?