Logo O POVO+
Depois de quebrar jejum de 20 jogos, David já marcou dois gols e mostra crescimento
Esportes

Depois de quebrar jejum de 20 jogos, David já marcou dois gols e mostra crescimento

Atacante admitiu tirar peso dos ombros ao marcar contra o Galo, mas reconhece que ainda tem muito a melhorar. Contra o Palmeiras, domingo, tem a chance de consolidar o momento que vive
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Titular absoluto de Rogério Ceni, David convivia com críticas pelo desempenho
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Titular absoluto de Rogério Ceni, David convivia com críticas pelo desempenho

Talvez nem a física possa explicar o tamanho ou o peso de um gol. Quando a bola deforma a rede com seu toque, que a faz balançar, 20 partidas de jejum, que representam fardo difícil nas costas de qualquer atacante, ficam no passado. A má fase não existe mais.

É o que parece ter acontecido a David. Depois de marcar o primeiro com a camisa tricolor após a paralisação do futebol, contra o Atlético-MG, o camisa 17 do Fortalezadeixou a marca novamente na partida seguinte, contra o São Paulo, em jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Mais que isso, fez um bom papel nas duas partidas e já derrubou parte da desconfiança que o torcedor acumulara contra ele.

“Incomodava bastante essa quantidade de jogos sem marcar. Eu que cheguei com esse peso e pude logo fazer gols nas primeiras partidas (antes da paralisação) (...) Eu estava ajudando, mas lógico, individualmente faltava um pouco mais, faltava o gol. Mas eu tinha total apoio do Rogério (Ceni), que me deixou tranquilo, com meus companheiros. Graças a Deus pude marcar para tirar um pouco desse peso”, comentou David, em entrevista coletiva.

De fato, de oportunidade ele não tinha do que reclamar. Dos 15 jogos que o Leão disputou na Série A até aqui, David só ficou de fora do mais recente, contra o Coritiba-PR, e apenas porque estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Foi titular nos 14 duelos em que atuou e tem 1.030 minutos jogados só no Campeonato Brasileiro.

Os dois gols em sequência trazem para o atacante a confiança que ele precisava há tempos. David, no entanto, reconhece que a equação entre oportunidades em campo e retorno técnico ainda não está equilibrada, apesar de ressaltar que ajuda de outras formas em campo.

“Sei que posso melhorar bastante. Mas no desempenho coletivo eu vejo que melhorei bastante. Já ajudo muito mais na marcação, já cumpro muito mais a função tática do time. Eu me vejo em um momento onde estou aprendendo muito com essa formação. Me sinto feliz pelo momento do time, pelo momento agora, fazendo gols, que eu possa dar sequência nisso”, disse.

É verdade que o desempenho do atacante vinha melhorando antes mesmo de ele voltar a marcar. Pela estatura e força física, David tem sido importante nos duelos aéreos, principalmente quando faz a primeira disputa após lançamentos longos (mas ainda tem aproveitamento inferior a 50%, segundo o SofaScore), tem trabalhado bem a bola com seus companheiros de ataque e dado o primeiro combate nos adversários sem a bola, especialmente na formação com Ronald e Gabriel Dias na segunda linha de quatro.

Contra o Palmeiras, no domingo, o camisa 17 deve ter mais uma oportunidade de mostrar que espantou a má fase. O atacante acredita que o Tricolor pode aproveitar o momento de transição na comissão técnica do Verdão, após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, para conseguir a segunda vitória fora de casa no Brasileirão.

“Temos que aproveitar esse momento que eles vivem. Sabemos que é difícil quando o técnico sai, a pressão para os jogadores aumenta mais ainda. Temos que aproveitar. Jogando da mesma forma, sempre buscando jogo e a vitória, pois podemos vencer qualquer time da Série A”, disse.

 
O que você achou desse conteúdo?