Logo O POVO+
Ceará domina Fluminense no segundo tempo, mas cede empate no fim, no Maracanã
Esportes

Ceará domina Fluminense no segundo tempo, mas cede empate no fim, no Maracanã

Após primeiro tempo equilibrado, Alvinegro conseguiu uma virada com golaço de Vina. O empate veio já aos 45 do segundo tempo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vina, do Ceará, disputa bola do Igor Julião, do Fluminense (Foto: JORGE RODRIGUES/AE)
Foto: JORGE RODRIGUES/AE Vina, do Ceará, disputa bola do Igor Julião, do Fluminense

O Ceará voltará do Rio de Janeiro com um ponto na bagagem. Poderia ser mais. O Vovô saiu atrás no placar, virou, mas cedeu o empate ao Fluminense-RJ no fim do segundo tempo, ontem à noite, no Maracanã. Ficou tudo igual: 2 a 2.

Apesar da importância de pontuar fora de casa, o resultado conquistado no Maracanã deixa sentimento de frustração na equipe cearense pelo que desempenhou dentro de campo. O Ceará fez um primeiro tempo equilibrado contra o adversário — um dos melhores mandantes da Série A —, mas dominou a segunda etapa. Não fossem os gols perdidos e as falhas defensivas, o Vovô poderia ter comemorado o necessário triunfo como visitante.

Com o empate, o Alvinegro de Porangabuçu subiu provisoriamente uma posição na tabela, chegando a 12ª posição e somando 19 pontos na Série A. Quinto melhor mandante do Brasileirão, o Fluminense caiu de quinto para sexto, alcançando 26 pontos na parcial da 16ª rodada.

 

Luiz Henrique abriu o placar para o Flu. Hudson, contra, deixou tudo igual ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Vina, o melhor da partida, virou com golaço. No fim, Danilo Barcelos empatou.

No começo da partida, a tônica era a seguinte: quando cada equipe tinha a bola nos pés para atacar, acabava errando passes ou parava na marcação adversária. Neste cenário, Fluminense e Ceará criaram poucas chances de perigo. Os cariocas souberam aproveitar melhor.

Logo no primeiro minuto, o Tricolor teve a oportunidade de abrir o marcador. Fabinho tentou afastar, mas entregou nos pés de Fred que finalizou por cima da meta de Fernando Prass. Na segunda chance, os mandantes não desperdiçaram. Em jogada trabalhada pela esquerda, Danilo Barcelos cruzou na medida para Luiz Henrique, sem qualquer marcação, cabecear para o fundo das redes.

Após o gol, o Ceará, aos poucos, foi crescendo. O time, sob o comando interino de Alexandre Faganello — Guto Ferreira estava suspenso —, passou a rondar a área do Flu e pressionar sem tanto perigo. Fabinho e Léo Chu arriscaram de fora da área, ambos arremates pra fora. Fernando Sobral, livre na marca do pênalti, cabeceou por cima. Até que veio o escanteio cobrado por Vina no fim do primeiro tempo. Charles desviou e a bola ainda tocou no volante Hudson, do Tricolor, antes de cruzar a linha da própria meta.

As duas equipes foram para o intervalo com o empate justo no placar.

Na segunda etapa, o Ceará voltou mais inteiro fisicamente, mostrando o efeito da rara semana dedicada a apenas treinamentos. O protagonismo da partida foi do Vovô desde o início, com agressividade.

O escrete de Porangabuçu passou a rondar e incomodar o sistema defensivo do Fluminense. Logo no início do segundo tempo, Léo Chu quase marca. Vina, organizador das jogadas ofensivas, também ficou perto de balançar as redes e forçou Muriel a fazer defesaça.

De tanto pressionar, o Ceará conseguiu a virada. Vina se aproveitou de bobeada do zagueiro Digão, arrancou, driblou o goleiro Muriel e balançou o barbante.

Leandro Carvalho e Kelvyn, que saíram do banco de reservas, tiveram a chance de selar a vitória dos visitantes, mas desperdiçaram. Na famosa máxima de quem não faz leva, o Flu empatou o jogo aos 45 minutos do segundo tempo, na única finalização na direção do gol na etapa.

Fluminense 2x2 Ceará

Fluminense
4-2-3-1: Muriel; I. Julião, Nino, Digão e Danilo; Hudson (Caio) e Dodi; Luiz Henrique (Marcos Paulo), Nenê (Ganso) e Yago Felipe (André) (F. Cardoso); Fred. Téc: Odair Helmann

Ceará
4-2-3-1: Prass; Fabinho, Brock, Tiago e Bruno; Naressi (Leandro) e Charles; Sobral, Vina (Lima) e Léo Chu (Kelvyn); Rafael Sobis (Cléber). Téc: Alexandre Faganello

Data: 17/10/2020
Local: Maracanã-RJ, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Gilberto Rodrigues/PE
Assistentes: Clovis Amaral/PE e Ricardo Bezerra/PE
VAR: Jean Pierre/RS
Cartões amarelos: André, Digão e Caio; Tiago, Naressi e Sobis (CEA)
Renda e Público: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

 

O que você achou desse conteúdo?