A Conmebol sorteou os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores nesta sexta-feira, 23, em Luque, no Paraguai. O Palmeiras-SP vai enfrentar o Delfín, do Equador. Já Athletico-PR e Internacional, que ficaram no segundo pote, terão pedreiras argentinas pela frente. O time paranaense vai encarar o atual vice-campeão River Plate, enquanto a equipe gaúcha duelará com o Boca Juniors.
O Flamengo-RJ foi outro brasileiro que terá em seu caminho um rival argentino. O time rubro-negro, atual campeão, mede forças contra o Racing nas oitavas. O Santos, por sua vez, terá pela frente a LDU, do Equador, que passou em segundo no grupo em que estava o São Paulo, eliminado precocemente. O Grêmio, que avançou em primeiro de sua chave, vai medir forças contra o Guaraní. Os paraguaios já eliminaram o Corinthians-SP nas fases preliminares da Libertadores.
Como avançaram na liderança de seus grupos, Palmeiras, Flamengo, Santos e Grêmio estiveram no pote 1 no sorteio e vão poder decidir as partidas em casa. O time alviverde, aliás, fez a melhor campanha da fase de grupos — pela terceira edição consecutiva — e terá o benefício de jogar no Allianz Parque o segundo confronto do mata-mata até as semifinais, caso chegue até lá. A final será disputada em jogo único, no Maracanã, em janeiro.
Já Athletico-PR e Internacional se classificaram na segunda posição de suas chaves e, por isso, não têm o direito de definir a vaga às quartas em casa. O time paranaense vai rever o River Plate, adversário da Recopa Sul-Americana no ano passado, e terá a chance de se vingar após ser derrotado pela equipe de Marcelo Gallardo, que ficou com o título.
Atual campeão da Sul-Americana, e uma das sensações do futebol da América do Sul, o Independiente del Valle, treinado por Miguel Angel Ramírez, treinador que ficou perto de assumir o Palmeiras, duela com o Nacional, time tradicional do Uruguai. O Libertad, do Paraguai, terá como adversário o Jorge Wilstermann, da Bolívia.
Os jogos de ida das oitavas de final da Libertadores serão disputados entre os dias 24 e 26 de novembro. As partidas da volta serão entre 1º e 3 de dezembro.