Logo O POVO+
Números mostram protagonismo do volante Juninho no Fortaleza
Esportes

Números mostram protagonismo do volante Juninho no Fortaleza

Volante divide papel de principal garçom do Fortaleza com Tinga e lidera cinco estatísticas no Fortaleza, entre elas passes decisivos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Juninho foi de criticado no Ceará em 2019 a exaltado no Fortaleza desde então
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Juninho foi de criticado no Ceará em 2019 a exaltado no Fortaleza desde então

O apelido "sedex" tinha um tom pejorativo no Ceará. Mas no Fortaleza ganhou outro significado. Pelo Tricolor, Juninho é um entregador de passes e jogadas decisivos.

Juninho é uma espécie de camisa 10 clássico recuado, que conduz com maestria a armação do Fortaleza desde o campo defensivo até o ofensivo. Desde que chegou ao clube, no ano passado, o volante é peça fundamental na engrenagem do esquema do técnico Rogério Ceni. O camisa 5 do Tricolor é decisivo. E os números evidenciam a importância dele no escrete do Pici.

O volante divide a liderança números de "garçom" do Fortaleza na temporada com Tinga. São seis assistências cada. Na Série A, o dono do meio de campo tricolor lidera cinco estatísticas no elenco, que mostram a qualidade de passe do jogador.

Com o esquema utilizado por Ceni, que prioriza os velocistas e abre mão do meia centralizado, Juninho é quem fica responsável pela armação. O atleta de 34 anos realiza, junto a Felipe, a saída de bola do Tricolor. Já na parte ofensiva, ele tem mais liberdade do que o parceiro de volância para distribuir as jogadas.

 

O camisa 5 é quem mais dá passes decisivos na equipe do Leão, na Série A, com 24. Na bola longa, recurso bastante utilizado por Juninho para quebrar as linhas de marcação dos adversários, o jogador possui a maior eficácia dos atletas de linha neste quesito.

O meio-campista lidera ainda as seguintes estatísticas: finalizações de bola parada (6), passes certos no campo adversário (377), cruzamentos precisos (23).

Cada vez mais participativo no campo ofensivo, Juninho cresceu sua produção de assistências. Nos últimos 11 jogos do Fortaleza na temporada, entre duelos na Série A, oitavas de final da Copa do Brasil e a final do Campeonato Cearense, o volante distribuiu cinco passes para gols da equipe. Em 2020, ele balançou as redes três vezes.

Apesar de não liderar, o jogador também é destaque em outras estatísticas no escrete tricolor, na Série A. Juninho é o terceiro atleta que mais finaliza, com 14 arremates. No campo defensivo, o meio-campista cumpre ainda função de marcação. Na defesa menos vazada do Brasileirão, com apenas 11 gols sofridos, o volante é o segundo maior desarmador, com 17, o terceiro melhor nas interceptações, 16.

Em 2020, o atleta disputou 33 jogos pelo Tricolor. Desde o ano passado defendendo o time do Pici, ele é considerado titular absoluto.

Juninho terá a chance de aumentar os números positivos com a camisa do Fortaleza no sábado, quando os cearenses enfrentam o Fluminense-RJ no Castelão pela Série A. Um triunfo diante dos cariocas pode levar o Leão até o G-6 do Brasileirão.

 
O que você achou desse conteúdo?