A temporada 2020-2021 começou com maratona de jogos para o Fortaleza Basquete Cearense. O terceiro confronto do Leão/Carcará ilustra bem a sequência complicada, já que o time volta a jogar, diante do Pato Basquete, às 17h30min, no Maracanãzinho, neste sábado. É o terceiro duelo do time em intervalo de seis dias. O Tricolor estreou vencendo o Campo Mourão, por 71 a 64, e foi derrotado pelo Flamengo, por 82 a 69.
Com uma vitória e uma derrota, o Leão espera vencer o adversário paranaense para seguir firme nas primeiras rodadas da competição. O Pato disputou somente uma partida, tendo perdido para o Minas por 76 a 54, em partida que teve o domínio dos mineiros durante os quatro períodos.
O Fortaleza BC mostrou qualidades nos primeiros dois compromissos da temporada. A vitória contra o Campo Mourão foi conquistada com certa tranquilidade, com a defesa permitindo poucos ataques eficientes ao time adversário. Já no setor ofensivo, o trio norte-americano formado pelo alas Holloway (21 pontos) e Rashaun (11 pontos) e o armador Brite (14 pontos) comandou a produção ofensiva do Carcará, com muitos arremessos de média e longa distância, além das infiltrações no garrafão do time adversário.
Apesar perder para o Flamengo, o Leão equilibrou a partida com o vice-campeão continental em vários momentos, contra aquele que é considerado o melhor elenco do NBB. Holloway voltou a ter grande atuação, com 23 pontos, sendo o cestinha da partida. Entretanto, ficou a sensação que faltou mais alguém ter chamado a responsabilidade, visto que — com exceção do norte-americano — nenhum outro jogador chegou ao dois dígitos de pontuação.
Os dois principais reforços para temporada, Lucas Bebê e Holloway, são as principais esperanças individuais para elevar o nível da equipe. O norte-americano monstra que deve ser o principal jogador do Tricolor, contribuindo com muitos pontos e ficando muitos minutos em quadra. Já o ala-pivô brasileiro teve desempenho um pouco mais tímido, foram nove pontos diante do Campo Mourão e quatro contra o Flamengo. No entanto, o ex-jogador da NBA vem de praticamente dois anos parado e ainda precisa de tempo até atingir a melhor forma.
Do outro lado, o Pato teve atuação pouco inspirada na partida anterior, mas o destaque individual foi o ala argentino Gabriel Servelin, com 11 pontos.