A desvantagem é grande. A confiança na remontada também. O discurso do elenco do Ceará é de crença na virada sobre o Palmeiras-SP, hoje, no Castelão, para garantir a classificação para as semifinais da Copa do Brasil.
A missão é difícil, mas não impossível, segundo os próprios jogadores alvinegros. Depois de perder por 3 a 0 no primeiro jogo, o Alvinegro de Porangabuçu precisa vencer os paulistas por três gols de diferença para forçar decisão por pênaltis; caso a margem seja de quatro ou mais gols, a vaga é direta. Se perder, empatar ou vencer por um ou dois tentos, o Ceará estará eliminado.
O Vovô terá de superar os rendimentos recentes e fazer o que nenhuma equipe conseguiu nos últimos oito jogos do Alviverde: derrotá-lo. Os comandados de Guto Ferreira têm ainda de superar as duas atuações apáticas com falhas defensivas nas partidas anteriores, contra o próprio Palmeiras, na Copa do Brasil, e o Grêmio-RS, na Série A. Foram sete gols sofridos e apenas dois marcados no período.
O clube paulista ostenta série invicta de oito partidas, em triunfos conquistados com propriedade. Os números evidenciam o bom momento palmeirense. Neste recorte, a equipe comandada pelo português Abel Ferreira marcou 21 gols e sofreu apenas um, mesmo convivendo com desfalques múltiplos.
O favoritismo está todo do lado dos visitantes para o duelo da volta na Copa do Brasil. Em meio às dificuldades, o Ceará está fechado na ideia de que é possível surpreender o adversário e sair do gramado do Castelão comemorando a classificação histórica para as semifinais.
Guto Ferreira fez seis mudanças na equipe titular para encarar o Grêmio, na Série A, indicando o foco total para o confronto diante dos paulistas no mata-mata. O meio-campista Fernando Sobral, em entrevista coletiva realizada ontem, detalhou o plano do Vovô para alcançar a virada.
"O primeiro passo é acreditar que é possível. O nosso pensamento é fazer o primeiro gol a qualquer custo no começo porque tenho certeza que as oportunidades vão clarear. Temos que ser efetivos e colocar a bola para dentro. Sabemos que o Palmeiras é uma grande equipe, merece ser respeitada, mas, no meu ponto de vista, os gols que tomamos lá foram vacilos nossos”, afirmou.
A expectativa é de um Ceará agressivo desde o início do jogo. Para isso, Guto Ferreira conta com o retorno importante de Vina, principal jogador do time que se recuperou da Covid-19 e será titular contra os paulistas. Outra novidade esperada no time de saída é a presença de Felipe Vizeu. "Gordiola" deixou o centroavante no banco diante do Grêmio e deve usá-lo nos 90 minutos da decisão — até porque Cléber, o outro centroavante do elenco, não pode jogar pelo Alvinegro na Copa do Brasil.
Apesar da ampla vantagem, o técnico Abel Ferreira terá sérios problemas para montar o time. O Palmeiras terá 15 desfalques por causa da Covid-19: Luan, Gabriel Menino, Matías Viña, Alan Empereur, Danilo, Rony, Gabriel Silva, Gabriel Veron, Jailson, Vinicius Silvestre, Kuscevic, Gustavo Scarpa, Quiñonez, Pedro Acácio e Marino. Outros três jogadores estão lesionados: Felipe Melo, Wesley e Luan Silva, enquanto Breno Lopes, recém-contrato, não pode ser utilizado por já ter disputado o torneio pelo Juventude-RS. Ou seja, são quase dois times de fora da partida.
Para tentar amenizar as ausências, o clube montou operação para levar o goleiro Weverton e o zagueiro Gustavo Gómez para o jogo no Castelão, em avião de patrocinadora do Palmeiras. A dupla estará em campo contra o Ceará horas depois de defender as seleções de Brasil e Paraguai, respectivamente, pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022.
Desfalque na partida de ida, o artilheiro do Alviverde, Luiz Adriano, se recuperou de lesão e deve ser titular contra o Vovô.
Ceará
4-2-3-1: F. Prass; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat e Bruno Pacheco; Fabinho e Charles; Léo Chú, Fernando Sobral e Vina; Felipe Vizeu. Téc: Guto Ferreira
Palmeiras
4-2-3-1: Weverton; Marcos Rocha, Emerson Santos, Renan (Gustavo Gómez) e Lucas Esteves; Patrick de Paula e Zé Rafael; Raphael Veiga; Lucas Lima e Willian; Luiz Adriano. Téc: Abel Ferreira
Data: 18/11/2020
Horário: 19 horas
Local: Castelão-CE
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior-PR
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos-PR e Rafael Trombeta-PR
VAR: Adriano Milczvski-PR
Transmissão: Premiere, SporTV e Rádio O POVO CBN