Logo O POVO+
Ceará busca classificação histórica diante do Palmeiras na Copa do Brasil
Esportes

Ceará busca classificação histórica diante do Palmeiras na Copa do Brasil

Alvinegro precisa vencer por três ou mais gols de diferença no Castelão para sonhar com a vaga para as semifinais. Vovô tem discurso de confiança
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luiz Otávio e o restante do sistema defensivo do Ceará precisam se acertar (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Luiz Otávio e o restante do sistema defensivo do Ceará precisam se acertar

A desvantagem é grande. A confiança na remontada também. O discurso do elenco do Ceará é de crença na virada sobre o Palmeiras-SP, hoje, no Castelão, para garantir a classificação para as semifinais da Copa do Brasil.

+ "Eu acredito que é possível", diz Kelvyn sobre classificação do Ceará na Copa do Brasil contra Palmeiras

A missão é difícil, mas não impossível, segundo os próprios jogadores alvinegros. Depois de perder por 3 a 0 no primeiro jogo, o Alvinegro de Porangabuçu precisa vencer os paulistas por três gols de diferença para forçar decisão por pênaltis; caso a margem seja de quatro ou mais gols, a vaga é direta. Se perder, empatar ou vencer por um ou dois tentos, o Ceará estará eliminado. 

O Vovô terá de superar os rendimentos recentes e fazer o que nenhuma equipe conseguiu nos últimos oito jogos do Alviverde: derrotá-lo. Os comandados de Guto Ferreira têm ainda de superar as duas atuações apáticas com falhas defensivas nas partidas anteriores, contra o próprio Palmeiras, na Copa do Brasil, e o Grêmio-RS, na Série A. Foram sete gols sofridos e apenas dois marcados no período.

O clube paulista ostenta série invicta de oito partidas, em triunfos conquistados com propriedade. Os números evidenciam o bom momento palmeirense. Neste recorte, a equipe comandada pelo português Abel Ferreira marcou 21 gols e sofreu apenas um, mesmo convivendo com desfalques múltiplos.

O favoritismo está todo do lado dos visitantes para o duelo da volta na Copa do Brasil. Em meio às dificuldades, o Ceará está fechado na ideia de que é possível surpreender o adversário e sair do gramado do Castelão comemorando a classificação histórica para as semifinais.

Guto Ferreira fez seis mudanças na equipe titular para encarar o Grêmio, na Série A, indicando o foco total para o confronto diante dos paulistas no mata-mata. O meio-campista Fernando Sobral, em entrevista coletiva realizada ontem, detalhou o plano do Vovô para alcançar a virada.

"O primeiro passo é acreditar que é possível. O nosso pensamento é fazer o primeiro gol a qualquer custo no começo porque tenho certeza que as oportunidades vão clarear. Temos que ser efetivos e colocar a bola para dentro. Sabemos que o Palmeiras é uma grande equipe, merece ser respeitada, mas, no meu ponto de vista, os gols que tomamos lá foram vacilos nossos”, afirmou.

A expectativa é de um Ceará agressivo desde o início do jogo. Para isso, Guto Ferreira conta com o retorno importante de Vina, principal jogador do time que se recuperou da Covid-19 e será titular contra os paulistas. Outra novidade esperada no time de saída é a presença de Felipe Vizeu. "Gordiola" deixou o centroavante no banco diante do Grêmio e deve usá-lo nos 90 minutos da decisão — até porque Cléber, o outro centroavante do elenco, não pode jogar pelo Alvinegro na Copa do Brasil.

Apesar da ampla vantagem, o técnico Abel Ferreira terá sérios problemas para montar o time. O Palmeiras terá 15 desfalques por causa da Covid-19: Luan, Gabriel Menino, Matías Viña, Alan Empereur, Danilo, Rony, Gabriel Silva, Gabriel Veron, Jailson, Vinicius Silvestre, Kuscevic, Gustavo Scarpa, Quiñonez, Pedro Acácio e Marino. Outros três jogadores estão lesionados: Felipe Melo, Wesley e Luan Silva, enquanto Breno Lopes, recém-contrato, não pode ser utilizado por já ter disputado o torneio pelo Juventude-RS. Ou seja, são quase dois times de fora da partida.

Para tentar amenizar as ausências, o clube montou operação para levar o goleiro Weverton e o zagueiro Gustavo Gómez para o jogo no Castelão, em avião de patrocinadora do Palmeiras. A dupla estará em campo contra o Ceará horas depois de defender as seleções de Brasil e Paraguai, respectivamente, pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022.

Desfalque na partida de ida, o artilheiro do Alviverde, Luiz Adriano, se recuperou de lesão e deve ser titular contra o Vovô.

Ceará x Palmeiras

Ceará
4-2-3-1: F. Prass; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat e Bruno Pacheco; Fabinho e Charles; Léo Chú, Fernando Sobral e Vina; Felipe Vizeu. Téc: Guto Ferreira

Palmeiras
4-2-3-1: Weverton; Marcos Rocha, Emerson Santos, Renan (Gustavo Gómez) e Lucas Esteves; Patrick de Paula e Zé Rafael; Raphael Veiga; Lucas Lima e Willian; Luiz Adriano. Téc: Abel Ferreira

Data: 18/11/2020
Horário: 19 horas
Local: Castelão-CE
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior-PR
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos-PR e Rafael Trombeta-PR
VAR: Adriano Milczvski-PR
Transmissão: Premiere, SporTV e Rádio O POVO CBN

O que você achou desse conteúdo?