Logo O POVO+
Ceará visa a vitória diante do Atlético-MG para se distanciar do Z4 da Série A
Esportes

Ceará visa a vitória diante do Atlético-MG para se distanciar do Z4 da Série A

|Série A| Ceará encara amanhã o Atlético-MG, que chega desfalcado após surto do novo coronavírus. Vovô luta para vencer e ganhar fôlego na classificação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vina lidera o Ceará em gols e assistências (Foto: Pedro Chaves / FCF)
Foto: Pedro Chaves / FCF Vina lidera o Ceará em gols e assistências

Apenas um resultado interessa para o Ceará na Série A: a vitória. O Alvinegro do Porangabuçu entra em campo amanhã, às 16 horas, no Castelão, para enfrentar o líder do Brasileirão, o Atlético-MG. A equipe cearense vai para o confronto pressionada pelo triunfo, tendo em vista o risco da zona de rebaixamento.

O Vovô chega a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro com apenas um ponto de vantagem sobre o Z4. O time comandado pelo técnico Guto Ferreira está com 24 pontos na embolada tabela da Série A, com 20 jogos (uma partida de atraso por fazer). O Vasco, 17º colocado e primeiro clube da zona da degola, tem 23. Empate ou derrota diante do Galo, dependendo da combinação de resultados da rodada, pode significar a descida para faixa de rebaixamento.

Apesar das situações opostas na tabela, Ceará e Atlético-MG têm desempenhos recentes semelhantes. As duas equipes vivem fases irregulares. Nos últimos seis jogos na temporada, entre apresentações na Série A e na Copa do Brasil, o Alvinegro do Porangabuçu conquistou somente uma vitória, além de duas derrotas e três empates.

No recorte apenas do Brasileirão, os cearenses estão há três partidas sem triunfar. Perdeu para o Grêmio por 4 a 2 e empatou com o Sport sem gols e com o Botafogo em 2 a 2. A última vitória na competição nacional ocorreu há quase um mês, quando bateu o Coritiba por 2 a 1, em 24 de outubro, no Castelão.

Ostentando a liderança do campeonato, o Galo desperdiçou a chance de disparar. Nos últimos seis jogos, todos pela Série A, o time comandado por Jorge Sampaoli venceu apenas dois confrontos. Neste recorte, tem ainda três derrotas e um empate. Assim como o Ceará, que perdeu para o Grêmio, o Atlético-MG chega para o duelo em Fortaleza precisando se recuperar do revés para o Athletico-PR, em Belo Horizonte, por 2 a 0.

Até as performances do ataque e da defesa nas últimas seis partidas são semelhantes. O Ceará marcou sete gols, mesma quantidade de tentos do Atlético-MG. Quando o assunto é meta vazada, o Vovô buscou 11 bolas nas redes contra nove do adversário mineiro.

Em meio à irregularidade recente das equipes, o escrete de Guto Ferreira vai para o duelo com quase força máxima. Os desfalques do time do Porangabuçu são de jogadores reservas: o atacante Saulo Mineiro, o zagueiro Gabriel Lacerda e o goleiro André Luiz, por causa da Covid-19; e os volantes Pedro Naressi, cumprindo suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e William Oliveira, que se recupera de lesão.

Situação oposta vive o Galo. Os desfalques começam pelo técnico Jorge Sampaoli devido ao surto do novo coronavírus. Os jogadores infectados: Gabriel, Victor, Guga, Réver, Allan, Vargas, Alan Franco e Savinho. Já Diego Tardelli e Mariano estão lesionados.

Um alento para os desfalques é o retorno da dupla titular Jefferson Savarino e Junior Alonso. Ambos voltam a ficar à disposição após defenderem as seleções da Venezuela e do Paraguai.

 

O que você achou desse conteúdo?