Logo O POVO+
Ceará encara Atlético-MG, no Castelão, pensando em se distanciar do Z4 da Série A
Esportes

Ceará encara Atlético-MG, no Castelão, pensando em se distanciar do Z4 da Série A

| SÉRIE A | Vovô e Galo buscam a vitória por motivações distintas no Brasileirão. Os cearenses querem se afastar da degola, enquanto os mineiros assegurar a liderança
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FERNANDO Sobral (e) é a dúvida tática do técnico Guto Ferreira, no Ceará (Foto: Israel Simonton/Ceará SC)
Foto: Israel Simonton/Ceará SC FERNANDO Sobral (e) é a dúvida tática do técnico Guto Ferreira, no Ceará

Com força máxima no time titular, o Ceará entra em campo hoje, às 16 horas, no Castelão, para medir forças contra o desfalcado Atlético-MG, líder do Campeonato Brasileiro. O encontro é marcado pelas situações opostas das duas equipes na tabela da Série A. Os dois visam a vitória a qualquer custo por motivações distintas.

O Alvinegro do Porangabuçu chega para o confronto pressionado por um resultado positivo. O time está a um ponto da zona de rebaixamento e precisa do triunfo sobre os mineiros para se distanciar da degola. Em 15º com 24 pontos, o Vovô pode subir para a 10ª posição em caso de vitória no Castelão.

Entretanto, empate ou derrota diante do Galo pode significar a descida para o Z4 da competição. Para isso acontecer, Atlético-GO, em 16º com 24, e o Vasco, em 17º com 23 e primeiro time da zona, precisariam vencer o São Paulo e Sport na 22ª rodada.

Enquanto o Vovô pensa em escapar da faixa de rebaixamento, os mineiros miram o topo da tabela. Vindo de derrota em casa para o Athletico-PR, o Atlético-MG perdeu a chance de disparar na liderança e tenta se recuperar diante do Ceará. Caso tropece novamente na competição, o Galo pode ver o Internacional, São Paulo e Flamengo encostarem na briga pelo primeiro lugar.

O Atlético-MG terá sérios problemas para escalar o time em meio ao surto da Covid-19 no clube. Ao todo, são dez jogadores infectados, sendo seis titulares. Everson, Victor, Guga, Réver, Gabriel, Jair, Allan, Alan Franco, Sávio e Vargas testaram positivo e estão fora da partida.

Além do grupo infectado, Diego Tardelli e Mariano são baixas por causa de lesões. O técnico Jorge Sampaoli também testou positivo para o novo coronavírus e cumpre isolamento. O time mineiro será comandado pelo auxiliar Leandro Zago.

Com tantas ausências, o Galo ficou sem opções de volante. A equipe que deve entrar em campo terá improvisações com atletas ofensivos.

Situação oposta vive o Ceará. O técnico Guto Ferreira terá quase todo o elenco à disposição para o importante duelo. Os desfalques são de atletas reservas, como Saulo Mineiro, Gabriel Lacerda e André Luiz, que testaram positivo para a Covid-19. Estão fora ainda Pedro Naressi, por suspensão, e William oliveira, em recuperação de lesão.

A dúvida no time do Porangabuçu está relacionada a questões táticas. O ponto central é Fernando Sobral. Caso busque uma formação mais ofensiva, Guto deslocará o jogador para atuar de volante ao lado de Fabinho ou Charles. Desta forma, ele escalaria dois extremos de velocidade: Lima e Léo Chú.

No sistema tradicional, Guto pode manter Fernando Sobral aberto pela direita e Fabinho e Charles como a dupla de volantes. Do lado esquerdo, como extremo, Gordiola precisaria optar entre Léo Chú e Lima. O restante da equipe não deve sofrer alterações, sendo Vina e Felipe Vizeu os homens mais adiantados.

 

LEIA MAIS SOBRE O CEARÁ

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/ceara/2020/11/21/ceara-lancara-quarto-uniforme-na-cor-roxa-e-tera-votacao-aberta-para-escolha-de-modelo.html

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/ceara/2020/11/21/ceara-encerra-preparacao-para-encarar-o-atletico-mg-na-serie-a.html 

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/ceara/2020/11/21/com-everson-e-jair-com-covid-19--atletico-mg-chega-a-12-desfalques-para-enfrentar-o-ceara.html

O que você achou desse conteúdo?