Logo O POVO+
Após duas vitórias seguidas, desempenho do Ceará como visitante "decola"
Esportes

Após duas vitórias seguidas, desempenho do Ceará como visitante "decola"

Vovô vem de triunfos sobre Vasco da Gama no Rio de Janeiro e Bahia em Salvador. Antes disso, só tinha vencido o Atlético-GO, em agosto. Até a 22ª rodada, o time era o segundo pior visitante do torneio; agora, é 11º melhor
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Saulo Mineiro foi o autor do único gol do Ceará na estreia contra o ABC.  (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Saulo Mineiro foi o autor do único gol do Ceará na estreia contra o ABC.

O Ceará derrotou o Bahia, por 2 a 0, no último sábado, 5, na Arena Fonte Nova, e emplacou a segunda vitória consecutiva como visitante na Série A do Campeonato Brasileiro. Na partida anterior, o Vovô goleou o Vasco da Gama-RJ, por 4 a 1, e somado ao triunfo sobre o Tricolor Baiano, o Alvinegro encerra a "turnê" fora de casa com 6 pontos e 100% de aproveitamento. Com isso, o desempenho do time de Porangabuçu longe da Arena Castelão foi de péssimo para regular em apenas duas rodadas.

A então única vitória do Vovô como visitante foi contra o Atlético-GO, por 2 a 0, com gols de Vina e Lima, pela sexta rodada, num longínquo dia 30 de agosto. Antes dos dois jogos mais recentes, o Ceará tinha conquistado 6 pontos entre 30 possíveis, com um aproveitamento terrível de 20% — melhor apenas que o do lanterna Goiás, que sequer venceu fora de casa. Com os resultados em sequência, o aproveitamento subiu para 33,3%, marca que deixa o Alvinegro como a 11ª melhor campanha como visitante. 

Após exatamente três meses de jejum — exatamente sete jogos disputados —, o Alvinegro encerrou a sequência negativa longe de casa no Brasileirão 2020 na goleada sobre o Cruzmaltino. Além de findar os jogos sem vencer fora de casa, as últimas duas vitórias colocaram a equipe na nona colocação da competição, mais próximo à zona de classificação para a Copa Libertadores do que do rebaixamento.

As vitórias contra Vasco e Bahia tiveram protagonistas em comum. O meia-atacante Vina marcou dois gols e deu uma assistência; Pedro Naressi teve um tento e uma assistência; e Saulo Mineiro saiu do banco duas vezes para deixar sua marca. Pedro e Saulo não são jogadores considerados titulares por Guto, mas o desempenho da dupla recente coloca essa dúvida na cabeça do comandante.

Com os seis gols nas últimas duas partidas, o Alvinegro subiu para terceiro melhor ataque da competição entre os visitantes, com 19 gols marcados em 12 partidas, ficando atrás apenas do líder São Paulo (22) e do terceiro colocado Flamengo (20), duas equipes na luta pelo título do Brasileirão. 

O Vovô mostrou nos últimos jogos que pode complicar a vida dos mandantes até o fim do segundo turno. No entanto, é preciso manter o bom desempenho defensivo, visto que sofreu apenas um gol nas duas partidas anteriores. Com 22 gols sofridos fora de casa, a equipe possui a segunda pior defesa entre os visitantes e terceira no geral. Somente o Coritiba-PR, que sofreu 23 tentos na condição, tem desempenho inferior ao do Alvinegro.

O Ceará está hoje na nona colocação da Série A, com 32 pontos. Manter o bom desempenho longe da Arena Castelão é primordial para permanecer na primeira metade da classificação da Série A, de forma a garantir vaga em competição continental — seja a Copa Libertadores ou a Sul-Americana. As atuações recentes empolgam o torcedor. A evolução recente anima o torcedor e mostra que existem diferentes caminhos para acabar o Brasileiro, em fevereiro, com uma campanha destacável e em posição confortável. 

Números do Ceará como visitante

12 jogos 
3 vitórias
3 empates
6 derrotas
33,3% de aproveitamento (11º melhor)
Gols marcados: 19 (terceiro melhor)
Gols sofridos: 22 (segundo pior)
Saldo de gols como visitante: -3 (10º melhor)

 

O que você achou desse conteúdo?