Logo O POVO+
Sem Vina, entenda as opções de Guto no Ceará contra o Atlético-GO
Esportes

Sem Vina, entenda as opções de Guto no Ceará contra o Atlético-GO

Vovô precisa superar "Vinadependência" para bater o Dragão e continuar subindo na tabela. Wescley é o principal candidato para substituir meia-atacante
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Wescley terá vínculo de empréstimo com o Juventude até o fim da temporada (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Wescley terá vínculo de empréstimo com o Juventude até o fim da temporada

O técnico Guto Ferreira terá uma semana para tomar uma decisão difícil para a partida de sábado contra o Atlético-GO, no Castelão. Precisará escolher quem será o substituto do jogador mais decisivo do Ceará na temporada, Vina, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e possui 38% de participações diretas nos gols da equipe. Sem ele, o Alvinegro de Porangabuçu não venceu nenhum confronto na Série A, em seis oportunidades.

Na escolha, "Gordiola" levará em consideração os perfis dos candidatos e como o substituto pode agregar aos aspectos táticos do time. Os concorrentes pela vaga são Wescley, Felipe Baxola e Lima, este que já é titular jogando aberto e poderia ser utilizado centralizado. Caso Guto opte por um destes três atletas, o esquema do Vovô e a forma de atuar se manteriam os mesmos, com o time escalado num 4-2-3-1.

A opção por Lima centralizado abriria uma vaga na ponta direita. O cenário mais provável com essa escolha seria colocar Saulo Mineiro como extremo. A quarta alternativa seria escalar o próprio Saulo no lugar de Vina, passando a utilizar dois atacantes de área enfiados, mantendo o próprio Lima aberto, mas mudando o estilo de jogo.

+ Com melhora ofensiva e diminuição nos gols sofridos, Ceará equilibra campanha na Série A

Pelas substituições nos últimos dois jogos, quando o Ceará venceu o Vasco e o Bahia fora de casa, Wescley deve ser o escolhido. Foi ele quem substituiu Vina nas duas partidas, no segundo tempo. O camisa 39 entrou na reta final, atuando cerca de 14 minutos. Contra o baianos, ele aproveitou o pouco tempo, acertando 89% dos passes, sendo dois deles decisivos.

Nas seis partidas sem Vina, o Alvinegro perdeu quatro e empatou duas. Destas, Guto Ferreira manteve o esquema em três jogos, colocando o escolhido para exercer a mesma função do artilheiro do time com 18 gols, mas sem sucesso. Rafael Sobis ganhou uma oportunidade no lugar do camisa 29 na estreia na Série A, com derrota fora de casa para o Sport-PE, e acabou substituído no intervalo por Lima.

Nos outros dois duelos, mantendo a função de Vina, Baxola foi o eleito, mas teve atuação apagada na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no primeiro turno, e no empate em 0 a 0 contra o Sport, no segundo.

Guto mudou o esquema em outras três partidas, sem um jogador para exercer a função de Vina. Foi assim no empate em 1 a 1 com o Grêmio-RS e na derrota para o Atlético-MG por 2 a 0, no primeiro turno, atuando no 4-3-3. No reencontro com o Tricolor Gaúcho, desta vez em Porto Alegre, o Ceará jogou no 4-4-2 e acabou superado por 4 a 2.

Independentemente de quem entrar, o Vovô precisará manter o rendimento, ser efetivo sem a presença do seu principal construtor de jogadas e superar a "Vinadependência". Dos 85 gols na temporada, 32 tiveram a participação direta do camisa 29 com gols ou assistências. O jogo contra o Atlético-GO é o terceiro consecutivo contra um adversário direto na tabela e pode consolidar a equipe cearense na parte de cima da tabela, além de aumentar a vantagem para até 11 pontos sobre a zona de rebaixamento.

Ceará com e sem Vina

Sem Vina:

Sport-PE 3x2 Ceará

Ceará 1x1 Grêmio-RS

Atlético-MG 2x0 Ceará

Palmeiras-SP 2x1 Ceará

Ceará 0x0 Sport

Grêmio 4x2 Ceará

Saldo: 6 partidas (2 empates e 4 derrotas)

Aproveitamento: 11%

Com Vina:
18 partidas (8 vitórias, 6 empates e 4 derrotas)

Aproveitamento: 55%

 

Campanha

Se o Ceará mantivesse a média de pontos que ganha com Vina, o time seria hoje o 5º colocado do Brasileirão, com 40 pontos

 

O que você achou desse conteúdo?