Logo O POVO+
Campeonato Cearense terá mesma fórmula em 2021, mas com um jogo a menos
Esportes

Campeonato Cearense terá mesma fórmula em 2021, mas com um jogo a menos

Times participantes votaram sistema de disputa em Conselho Técnico realizado ontem pela manhã em hotel da Capital
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Taça do Campeonato Cearense (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Taça do Campeonato Cearense

A edição de 2021 do Campeonato Cearense terá o início mais tardio dos últimos anos, programado apenas para 10 de fevereiro. Ainda assim, vai iniciar tão cedo que a Série A do Campeonato Brasileiro ainda estará em andamento. Consequência de um calendário que já era apertado, mas ficou ainda mais estranho pelos adiamentos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Com mais aperto e menos possibilidades, o jeito foi repetir a fórmula vigente e diminuir uma data. O Estadual terá o mesmo formato de 2020, mas com um jogo a menos na final, que passa a ser disputada em partida única. Outros sistemas de disputa nem chegaram a ser debatidos no Conselho Técnico que aconteceu na manhã de ontem, no hotel Amuarama, em Fortaleza, mas, mesmo assim, quatro clubes foram contra: Atlético-CE, Barbalha, Crato e Icasa. O resultado da votação foi 42 a 13.

Maria Vieira, presidente do Atlético-CE, explicou o voto contrário. “Eu não sou contra a fórmula em si (...) Falta discussão nessa história, falta pensar sobre futebol (...) Estou votando contra as implicações que existem para os outros times”, disse a dirigente. Já Kleber Lavor, que representou o Icasa, justificou que votou contra porque queria a semifinal em dois jogos.

Ceará e Fortaleza permanecem entrando na segunda fase da competição, prevista para 10 de março, quando o Campeonato Brasileiro já estiver finalizado. Vovô e Leão vão dividir atenções com a Copa do Nordeste e, possivelmente, a partir de abril, com a Copa Sul-Americana — Tricolor ainda terá de jogar as primeiras fases da Copa do Brasil —, por isso, os presidentes dos dois clubes acharam a manutenção da fórmula sensata, principalmente diminuindo uma data.

“Acho que é o modelo mais racional para o Cearense, já é o terceiro ano dessa fórmula (...) Acho que foi de bom entendimento, todos os clubes saíram, ao meu ver, satisfeitos, e que a gente possa fazer um grande campeonato ano que vem”, disse Marcelo paz, presidente do Fortaleza.

Robinson de Castro, presidente do Ceará, concorda que foi o melhor caminho. “Fórmula possível dentro de um calendário ainda mais curto, um ano de dez meses, ainda tem pré-temporada, quer dizer, não tem como imaginar fazer um Cearense mais longo que o desse ano (...) Foi a melhor solução e esperar (torcer) que a gente vá iniciar a competição com público”, disse.

São sete rodadas na primeira fase. Ao fim, seis dos oito concorrentes avançam e os dois último estão rebaixados. A segunda fase, prevista para ser iniciada em 10 de março, já com Ceará e Fortaleza, segue a mesma dinâmica, com quatro de oito times avançando e os demais encerrando participação no certame. Semifinal e final terão jogo único.

A competição oferece duas vagas na Copa do Brasil (líder ao fim da primeira fase e campeão), uma para a Copa do Nordeste (campeão) e até três vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro.

O Campeonato Estadual ainda não foi vendido oficialmente para nenhuma emissora de TV. O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, garante, no entanto, que as negociações estão em andamento. "Nós estamos conversando não só com a antiga detentora de direitos, mas também com outras empresas. Temos que procurar o melhor para os clubes”, disse.

O que você achou desse conteúdo?