Logo O POVO+
Clássico-Rei completa 102 anos nesta quinta-feira; veja histórico entre equipes
Esportes

Clássico-Rei completa 102 anos nesta quinta-feira; veja histórico entre equipes

Ao todo, Ceará e Fortaleza já jogaram entre si em 579 ocasiões diferentes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MASCOTES Vovô, do Ceará, e Juba, do Fortaleza (Foto: EDIMAR SOARES EM 2/5/2015)
Foto: EDIMAR SOARES EM 2/5/2015 MASCOTES Vovô, do Ceará, e Juba, do Fortaleza

Consolidada como a maior rivalidade do futebol cearense, o Clássico-Rei completa 102 anos nesta quinta-feira, 17. No dia 17 de dezembro de 1918, as equipes disputavam pela primeira vez o embate, em disputa pelo título da Liga Metropolitana de Futebol. Na ocasião, com quatro anos de fundação, o Ceará levou a melhor ao derrotar o Fortaleza, que tinha pouco menos de dois meses de existência, por 2 a 0. 

O duelo só viria a ser batizado muitos anos depois, em 1962, quando O POVO apelidou o confronto de "Choque-Rei". Com o tempo, a nomeação foi adaptada e logo se popularizou como Clássico-Rei.  A rivalidade, no entanto, nasceu antes do batismo. Em 1922, após vencer a primeira partida da decisão do Campeonato Cearense, o Fortaleza marcou a comemoração em um restaurante na Praça do Ferreira. Após conquistar a virada e ser campeão do torneio, o Ceará decidiu marcar a comemoração no mesmo espaço. 

De 1918 até hoje foram 579 embates entre amistosos e jogos oficiais. Ao todo, foram 195 vitórias do Ceará, 179 do Fortaleza e 205 partidas empates. Somente dez desses embates foram disputados pelo Campeonato Brasileiro. Neles, o Alvinegro saiu vitorioso em 4 ocasiões, o Tricolor em 2 e as equipes somam 4 empates.

De acordo com levantamento feito pelo O POVO em 2018, o atacante Juracy Machado, com 28 gols, é o principal goleador do Clássico-Rei com a camisa do Fortaleza. Ele entrou em campo 30 vezes contra o Ceará e marcou gols em 17 jogos, entre os anos de 1922 e 1940. Do lado do Ceará, o maior goleador em clássicos é Gildo, o maior ídolo da história do clube. Ao todo, ele marcou 24 gols contra o maior rival entre os anos de 1960 a 1966 e 1969 a 1971.

Em sua história, o Ceará possui 45 títulos estaduais, incluindo o de 1918, que concluiu o penta da Liga Metropolitana, reconhecido como equivalente ao Cearense. Além destes, o Alvinegro também possui em seu museu duas taças da Copa do Nordeste e duas do Norte-Nordeste. Já o Fortaleza possui 43 conquistas estaduais e um título nacional, a Série B, uma Copa do Nordeste, uma Taça do Nordeste e um torneio Norte-Nordeste, além de dois vices da Taça Brasil, equivalente ao Brasileirão.

O que você achou desse conteúdo?