Logo O POVO+
Chamusca x Guto: o duelo particular do último Clássico-Rei de 2020
Esportes

Chamusca x Guto: o duelo particular do último Clássico-Rei de 2020

Os dois técnicos vão se enfrentar pela primeira vez em um Fortaleza x Ceará. Os dois treinadores se encontram em momentos distintos em cada equipe
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marcelo Chamusca já comandou os dois times no dérbi, mas vai ao primeiro deste ano, no Fortaleza
 (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Marcelo Chamusca já comandou os dois times no dérbi, mas vai ao primeiro deste ano, no Fortaleza

Dentro de campo, os holofotes estarão concentrados na disputa da bola entre as equipes de Ceará e Fortaleza. À beira do gramado, um duelo particular vai influenciar as ações do confronto. A batalha será entre Marcelo Chamusca, técnico do Leão, e Guto Ferreira, treinador do Vovô, e promete ser um ingrediente a mais para o sétimo e último Clássico-Rei do ano.

O jogo deste domingo marcará o primeiro encontro entre Guto e Chamusca como treinadores de Ceará e Fortaleza, respectivamente. Mas eles já têm um histórico equilibrado de "batalhas".

São duas vitórias para Guto, uma para Chamusca e um empate. Detalhe curioso desses confrontos é que o único triunfo de Chamusca aconteceu quando ele comandava o Ceará, em 2017, e venceu o Internacional-RS, de Guto, na Série B.

Os dois comandantes chegam em momentos diferentes para o importante embate no segundo turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o trabalho iniciado em junho, Guto tem sua filosofia de jogo bem implementada no Ceará, respaldo de elenco, diretoria e torcida, conquistou a Copa do Nordeste e comanda o time desde o começo do Brasileirão, com a 11ª melhor campanha na tabela até o momento.

O cenário de Marcelo Chamusca é diferente nesta terceira passagem pelo Fortaleza. O ambiente é de pressão para o comandante, que recebeu a difícil missão de substituir Rogério Ceni, considerado por muitos o maior treinador da história Leão, e só venceu um jogo em seis disputados, em um mês de trabalho. O técnico baiano ainda busca implementar seu estilo de jogo na equipe e encontrar o time ideal para engrenar na Série A. As críticas da torcida já são notáveis pelos resultados, incluindo pedidos de demissão.

Apesar de os dois escretes cearenses virem de derrotas no campeonato nacional, Guto Ferreira se encontra em momento mais favorável do que o técnico adversário.

Antes do Clássico-Rei, o Ceará sob o comando de "Gordiola" engatou duas vitórias consecutivas fora de casa, contra o Vasco da Gama-RJ e o Bahia, até o tropeço para o Atlético-GO em casa. O Fortaleza de Chamusca está há três partidas sem vencer, depois de empates com Goiás e Corinthians-SP no Castelão e derrota para o RB Bragantino-SP em Bragança Paulista.

Diferença de estilos

Para o Clássico-Rei derradeiro de 2020, Guto deve manter o estilo de jogo do Ceará, estabelecido desde o começo do trabalho do treinador. A expectativa é que a equipe mantenha as duas linhas de quatro aproximadas e recuadas, abrindo mão da posse de bola e atraindo o adversário para efetuar os contra-ataques. O principal conceito do time de Gordiola é a transição ofensiva.

Guto conta com a força do ataque alvinegro, que entrou a rodada como sétimo mais goleador da Série A, e tem Vina como o principal jogador da equipe para superar o Fortaleza no Castelão. O cuidado do técnico é sobre a defesa, que vem oscilando de rendimento e é uma das mais vazadas do Brasileirão.

Com ambiente de pressão aumentando e a necessidade de voltar a vencer em tom de urgência, Chamusca reencontra o Ceará como treinador do Fortaleza. O último duelo traz boas lembranças, quando foi campeão Estadual em 2015 sobre o maior rival, com gol memorável de Cassiano aos 47 minutos do segundo tempo. No novo confronto, ele deve apostar em equipe mais propositiva.

O treinador pode promover a estreia de João Paulo como titular para potencializar a criação ofensiva do Leão, que tem sido o principal problema do escrete do Pici. Mesmo com chances claras desperdiçadas nas últimas partidas, David ainda segue como a esperança de gols do time. A defesa, ponto forte do Fortaleza na temporada — e terceira melhor da Série A —, tem se mantido firme com Chamusca. 

| MAIS SOBRE O CLÁSSICO-REI |

+ Clássico-Rei: veja retornos, desfalques e provável escalação do Fortaleza

+ Clássico-Rei: veja retornos, desfalques e provável escalação do Ceará

+ Clássico-Rei: 13 jogadores dos elencos de Ceará e Fortaleza já marcaram gol no rival

+ Clássico-Rei: veja retrospecto recente entre Fortaleza e Ceará na Série A do Brasileirão


Histórico em Clássicos-Rei

Guto Ferreira comandando o Ceará
Duas vitórias e três derrotas

21/10/20 - Fortaleza 1 x 0 Ceará - Final do Cearense
30/9/20 - Ceará 1 x 2 Fortaleza - Final do Cearense
2/9/20 - Ceará 1 x 0 Fortaleza - Rodada 7 da Série A
28/7/20 - Fortaleza 0 x 1 Ceará - Semifinal do Nordestão
15/7/20 - Ceará 1 x 2 Fortaleza - Fase de grupos do Cearense

Chamusca comandando o Fortaleza
Duas vitórias e uma derrota

26/4/15 - Fortaleza 2 x 1 Ceará - Final do Cearense
18/3/15 - Fortaleza 1 x 2 Ceará - Fase de grupos da Copa do Nordeste
7/3/15 - Ceará 1 x 2 Fortaleza - Fase de grupos do Cearense

Chamusca comandando o Ceará:
Três vitórias e um empate

8/4/18 - Fortaleza 1 x 2 Ceará - Final do Cearense
4/4/18 - Ceará 2 x 1 Fortaleza - Final do Cearense
4/3/18 - Fortaleza 1 x 1 Ceará - Segunda fase do Cearense
4/3/18 - Fortaleza 0 x 2 Ceará - Primeira fase do Cearense

O que você achou desse conteúdo?