Logo O POVO+
Richard tem recomeço no Ceará e dá segurança para o sistema defensivo
Esportes

Richard tem recomeço no Ceará e dá segurança para o sistema defensivo

Após falhas de Fernando Prass, o goleiro ex-Paraná ganhou a chance de Guto Ferreira e deu conta do recado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Richard entende necessidade do Ceará em melhorar performance jogando no Castelão (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Richard entende necessidade do Ceará em melhorar performance jogando no Castelão

O empate em 1 a 1 entre Ceará e São Paulo pela 16ª rodada do Brasileirão, em jogo atrasado realizado em 25 de novembro, marcou o recomeço do goleiro Richard no Ceará. O jogador, que foi contratado junto ao Paraná em janeiro de 2019 com investimento de cerca de R$ 1 milhão para ser o substituto de Éverson, sofreu séria lesão no joelho direito, perdeu a temporada passada e começou 2020 desacreditado.

+ Richard comemora retorno ao gol do Ceará e lembra de momento delicado: "Mais difícil da carreira"

Quando a diretoria alvinegra começou a montar o elenco para esta temporada, após a fraca campanha na Série A no ano passado, uma das prioridades no mercado era a contratação de um goleiro experiente. Fernando Prass, o mais veterano dos veteranos, foi o escolhido para trazer segurança ao gol do time de Porangabuçu. Restava a Richard brigar com Diogo Silva pela condição de reserva imediato do arqueiro ex-Palmeiras-SP de 42 anos.

Desde que chegou ao Alvinegro, Prass tinha a condição de titular absoluto. O veterano foi importante para a equipe no começo do ano e na retomada do esporte após a paralisação devido à pandemia da Covid-19. Com ele defendendo a meta, o Ceará garantiu o título da Copa do Nordeste e fez campanha vitoriosa até as quartas de final da Copa do Brasil.

Com a oscilação na Série A, Prass passou a ser bastante contestado por falhas individuais que acabaram comprometendo resultados para o Vovô na competição. Ele foi titular nos 21 primeiros jogos do Vovô no Brasileirão, tanto que ficou como quarto jogador com mais minutagem em campo no mundo inteiro, segundo estudo,  segundo levantamento do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte.

Em meio às críticas elevadas, Prass voltou a falhar no empate em 2 a 2 entre Ceará e Atlético-MG, no Castelão. Os cearenses venciam por 2 a 1 com um a mais até o goleiro cometer pênalti no atacante Marrony, possibilitando ao Galo a igualdade no placar. Foi a última partida do arqueiro como titular.

Guto resolveu apostar em Richard para substituí-lo no duelo contra o São Paulo. Com a nova oportunidade, o goleiro agradou e não saiu mais do time. A partida marcou o retorno do jogador à equipe principal após 18 meses. A última apresentação tinha sido em maio de 2019, diante do Grêmio-RS, quando lesionou o joelho e perdeu o restante da temporada.

Já são cinco jogos em sequência como titular. Richard tem passado segurança e feito defesas importantes. O Ceará venceu três, empatou uma e perdeu uma com o goleiro. Foram apenas três gols sofridos na série. Nos últimos cinco duelos com Prass, o Vovô levara sete gols.

Conforme os dados do SofaScore, site especializado em estatísticas do esporte, Richard tem média de 2,4 defesas, com 75% de aproveitamento, e de 0,8 gols sofridos por jogo. Em cinco partidas, defendeu dez finalizações, quatro delas dentro da área, e afastou o perigo com socos em três oportunidades.

Richard na Série A

5 jogos (3 vitórias, 1 empate e 1 derrota)
3 gols sofridos
10 defesas
4 defesas dentro da área
3 socos
2,4 defesas por jogo - 75% de aproveitamento

O que você achou desse conteúdo?