Logo O POVO+
Com time imprevisível, Fortaleza faz confronto direto com Sport-PE na Ilha do Retiro
Esportes

Com time imprevisível, Fortaleza faz confronto direto com Sport-PE na Ilha do Retiro

Surto de Covid-19 no Fortaleza deve afetar formação inicial contra o Leão Pernambucano, mas o time de Chamusca acredita na segunda vitória sob o comando do treinador
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Osvaldo marcou um gol nos 34 jogos do Brasileirão 2020 que disputou.  (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Osvaldo marcou um gol nos 34 jogos do Brasileirão 2020 que disputou.

Não dá para dizer que o Fortaleza começou o ano novo com o pé direito, mas se vencer o Sport-PE hoje à noite, na Ilha do Retiro, o Tricolor afasta a má impressão inicial de 2021. Com a constatação de dez casos de Covid-19 no elenco logo no primeiro dia útil do calendário, no entanto, essa tarefa ficou mais complicada.

A partida contra o Rubro-Negro Pernambucano, marcada para iniciar às 20h30min e válida pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, por si só, já era carregada de tensão. Os dois times estão colados na classificação e olham para a zona de rebaixamento de perto. Com diferenças de um e três pontos para o 17º colocado — atualmente o Vasco da Gama-RJ —, que abre o Z-4, Fortaleza e Sport correm risco de chegar à rodada seguinte entre os quatro últimos em caso de derrota hoje. O empate até garante o Leão fora ao fim dos confrontos, mas não chega a aliviar o tenso ambiente.

Eventual segunda vitória do Leão sob o comando de Marcelo Chamusca é importante não só para afastar o time da briga na parte de baixo como também mexe com a confiança dos jogadores, que saíram esperançosos após o empate sem gols contra o Flamengo-RJ, no Castelão, quando o time voltou a se comportar bem em campo.


O que não se sabe é quantos jogadores o treinador poderá repetir na escalação para enfrentar o Sport. O clube não divulgou os nomes dos atletas infectados pelo novo coronavírus e fez mistério até internamente, limitando o acesso de alguns funcionários aos treinos. A diretoria garante apenas que possui 21 jogadores para a partida e, dentre esses, provavelmente estão algumas peças do time sub-23, inscritos na Série A.

"A gente sabia que em certo momento isso ia acontecer, até mesmo pela convivência dentro do clube, todo mundo treina sem máscara, não tem muito como ser diferente disso. Se a gente pensar friamente, foi até melhor (que as contaminações tenham acontecido agora) que tem um tempo, a gente tem esses três jogos que, de repente, esses nossos companheiros não vão estar presentes, mas no principal momento da equipe vamos estar fortalecidos, vai estar todo mundo junto, e tenho certeza que é um jogo muito importante (contra o Sport) e vamos nos doar por esses jogadores que não vão poder fazer parte", disse o zagueiro Paulão. Ele deverá formar dupla com Wanderson, já que Jackson está suspenso.

No Sport, Jair Ventura será obrigado a mexer no time, o que não fazia há três rodadas. O contrato do meia Lucas Mugni, um dos destaques da equipe, chegou ao fim e ele deixou a Ilha. Em compensação, o treinador contará com os retornos de Jonatan Gómez e Hernane Brocador, que estavam lesionados. Quanto à formação, o Leão Pernambucano deve atuar com três volantes.

O Rubro-Negro vai apostar na força que tem como mandante diante do Tricolor para vencer o confronto direto. Segundo dado do site OGol, o Fortaleza nunca bateu o Sport na condição de visitante. Diante do momento que o time vive, seria a hora certa de quebrar esse tabu.

Sport x Fortaleza

Sport-PE
4-3-3: Luan Polli; Patric, Maidana, Adryelson, Júnior Tavares; Marcão, Ronaldo (Betinho), Jonatan Gómez; Thiago Neves, Marquinhos e Dalberto. Téc: Jair Ventura

Fortaleza
4-4-2: Felipe Alves, Gabriel Dias, Wanderson, Paulão, Carlinhos; Felipe, Juninho, Ronald, João Paulo; Romarinho, Wellington Paulista. Téc: Marcelo Chamusca

Local: Ilha do Retiro, em Recife-PE
Data: 6/1/2020
Horário: 20h30min
Árbitro: Raphael Claus-FIFA/SP
Assistentes: Marcelo Van Gasse-FIFA/SP e Neusa Inês Back-FIFA/SP
VAR: José Cláudio Rocha Filho-SP
Transmissão: Premiere

O que você achou desse conteúdo?