Logo O POVO+
Ceará alcança melhor campanha da história do clube como visitante na Série A
Esportes

Ceará alcança melhor campanha da história do clube como visitante na Série A

Após bater o Flamengo no Maracanã, Vovô chegou a cinco triunfos fora de casa no Brasileirão no Brasileirão 2020 e é o décimo melhor visitante da edição
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceará de Guto Ferreira é o quinto time com mais pontos fora de casa (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Ceará de Guto Ferreira é o quinto time com mais pontos fora de casa

A vitória conquistada pelo Ceará com propriedade sobre o Flamengo por 2 a 0, no Maracanã, coroa a campanha alvinegra na Série A 2020 como a melhor marca do clube como visitante na era dos pontos corridos. Na atual temporada, o Vovô chegou a cinco triunfos fora de casa e igualou os desempenhos somados das duas participações anteriores no Brasileirão, em 2018 e 2019.

No ano passado, quando o Alvinegro brigou até a penúltima rodada para não cair, a equipe conquistou apenas duas vitórias longe de seus domínios em 19 partidas. Já na Série A 2018, o clube de Porangabuçu obteve três resultados positivos como visitante na mesma quantidade de confrontos. Antes disso, em 2011, o Ceará alcançou somente três vitórias, enquanto em 2010 foi apenas um triunfo.

Na atual temporada, o Ceará se mostra uma equipe regular e competitiva, que chega à reta final do Brasileirão sonhando com classificação para a fase prévia da Copa Libertadores. Os comandados de Guto Ferreira conquistaram cinco vitórias como visitante em 15 partidas. O desempenho completo longe de seus domínios tem ainda seis empates e quatro derrotas, com aproveitamento de 42,9%, o décimo melhor da competição.

O escrete de Porangabuçu aparece em nono na classificação geral com 39 pontos. O principal objetivo de permanência já está praticamente concretizado. A vantagem sobre o Z-4 é de dez pontos, e o planejamento do clube mira em classificação para competições internacionais — Libertadores ou Sul-Americana —, vaga esta cada vez mais próxima de ser alcançada.

A consolidação na parte de cima da tabela passa diretamente pelo crescimento no desempenho fora de casa. Até novembro, o Vovô só tinha conquistado duas vitórias como visitante. A goleada sobre o Vasco por 4 a 1, no Rio de Janeiro, foi o pontapé na arrancada longe do Castelão.

O Alvinegro ostenta sequência invicta de cinco jogos como visitante. Os cearenses saltaram de 26 para 39 pontos na Série A graças ao desempenho fora. Depois do Cruzmaltino, o Vovô superou Bahia, Fortaleza — no Castelão, mas como visitante — e Flamengo nesta condições. Houve ainda o empate com o Santos, na Vila Belmiro.

Faltando nove rodadas para o fim do Brasileirão, o Ceará tem resultados semelhantes dentro e fora de casa, mostrando equilíbrio na competição. Como mandante, são cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com 47,6% de aproveitamento. 

O equilíbrio na atuação do Vovô passa pelas características implementadas por Guto Ferreira. Transição ofensiva, defesa compacta e efetividade traduzem o melhor da equipe. Os números evidenciam a objetividade na busca por gols. Há ainda de se levar em consideração o fato de esta temporada ser considerada atípica, já que os jogos são realizados com portões fechados, sem a presença de público, o que fez com que a média entre mandantes e visitantes ficasse mais equilibrada que em temporadas anteriores.

Um dado ajuda a mostrar a evolução coletiva do clube. De acordo com levantamento do SofaScore, o Ceará é o time da Série A que dá menos toques na bola, 411, para balançar as redes do adversário. Os cearenses são seguidos neste ranking por São Paulo e Internacional, líder e vice do Brasileirão. Os paulistas precisam de 418 toques na bola para marcar um gol, enquanto os gaúchos de 420.

O que você achou desse conteúdo?